Carregando...
Adelaide de Cicé,

História

Postado em

Adelaide de Cicé,

Adelaide de Cicé fundadora e primeira Superiora Geral da Sociedade das Filhas do Coração de Maria.

 

Em 1791, no auge da Revolução Francesa, com a interdição dos votos religiosos, pelos revolucionários, e depois de um longo caminho de busca e discernimento, concretiza-se a forma de vida que o Senhor inspirara a Adelaide, nascendo a Sociedade das Filhas do Coração de Maria, da qual será a primeira Superiora Geral.

Colégio de Educação Familiar do Paraná – um estabelecimento de ensino católico de Curitiba, da segunda metade do século XX (1953-1986). Originou-se da Sociedade das Filhas do Coração de Maria. Através da retrospectiva histórica, a educação desenvolvida por esse centro de formação feminina, investigando a formação profissional e o cotidiano de uma ação pedagógica que se iniciou na década de 50, atendendo aos discursos da época quanto ao papel feminino, e permaneceu até 1986, quando se delineou o encerramento de suas atividades.

Esse colégio, que começou como um curso de preparação para o casamento, tomou-se uma importante escola de formação feminina que marcou época na sociedade curitibana. Destinado à formação de moças da elite, era ponto de referência e de encontro para o público masculino, ficando conhecido como “caça marido”, sendo esta uma representação ainda presente no imaginário e na avaliação das ex-alunas. Por outro lado, o colégio tinha uma proposta diferenciada das demais escolas Normais da cidade, vinculada aos objetivos da congregação mantenedora, que era a sensibilização e a “conscientização” das mulheres privilegiadas economicamente através do contato com a realidade social das camadas marginalizadas. 

 

Enviar por e-mail