Carregando...

História

Postado em

Marcelino Champagnat

 

O Colégio Marista Santa Maria tem sua história ligada aos Irmãos Maristas e a Marcelino Champagnat. As gestões para a ida dos Irmãos Maristas a Curitiba foram conduzidas pelo bispo diocesano D.João Francisco Braga em 1924, sugerindo a compra de um terreno pertencente às Irmãs do Sion, quase às margens do Rio Belém.

O trabalho dos primeiros Irmãos Maristas, em Curitiba, iniciou-se em 24 de Dezembro de 1924, tendo a abertura do ano letivo acontecido no dia 15 de Janeiro de 1925 no então momento como Instituto Santa Maria, contanto com 3 professores e 46 alunos, chegando a 102 no final do ano. Ao longo dos anos, o humilde começo se consolidou como portentoso baluarte da educação paranaense e brasileira, da mesma forma que a modesta construção em que iniciou suas atividades foi cedendo lugar a constantes ampliações e novas construções.

Em razão dessas circunstâncias o espaço físico do Colégio, na Rua 15 de Novembro ao lado do Teatro Guaíra, foi-se tornando acanhado e, pela localização, até impróprio a atividades de ensino. Na década de 1980 procurou-se novo local apropriado para a localização de moderno Colégio que atendesse aos mais avançados sistemas para o desenvolvimento de um ensino de qualidade, com educação integral. Já em 1983 era inaugurada a excelente construção da Pré-Escola, ocorrendo, em 1984, a mudança do antigo Colégio para o belíssimo edifício atual situado nas proximidades do Parque São Lourenço.

Fonte:https://pt.wikipedia.org/

Enviar por e-mail