Carregando...

História

Postado em

 

Ex-Governador Moisés Lupion

 

Em 1846 foi criado o Licêo de Curitiba, futuro Colégio Estadual, em uma casa alugada no “Largo da Matriz”, atual Praça Tiradentes. A fundação do futuro Colégio Estadual do Paraná se deu pelo, então, presidente da província de São Paulo, o barão de Suruí – Marechal Manuel da Fonseca Lima e Silva.[1] Em 1854, inaugurou-se a primeira sede na rua da Assembleia (atual Alameda Dr. Muricy), sendo que em 1857 é instalada no Licêo a primeira Biblioteca Pública da Província (atual Biblioteca Pública do Paraná).

Em 1872, o Governo Provincial adquiriu para a sede do Licêo um imóvel situado na rua Aquidaban (atual rua Emiliano Perneta), pertencente ao Comendador Manuel Antônio Guimarães, o Visconde de Nacar e hoje é o Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto.

Em 1872, o Governo Provincial adquiriu para a sede do Licêo um imóvel situado na rua Aquidaban (atual rua Emiliano Perneta), pertencente ao Comendador Manuel Antônio Guimarães, o Visconde de Nacar e hoje é o Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto.

No ano de 1876, o Licêo foi transformado no Instituto Paranaense. Com a reforma do ensino em 1892, o Instituto Paranaense foi denominado Gymnásio Paranaense. No dia 22 de maio de 1880, o Instituto Paranaense foi visitado pelo Imperador D. Pedro II.

Em 1904 foi fundada uma nova sede na rua Borges de Macedo (atual Secretaria de Estado da Cultura). Em 1918, é criado no Palacete Loureiro, o Gymnásio Paranaense Internato, sendo que em 1925 muda sua sede para o Colégio Diocesano e Seminário (atual Colégio Marista Paranaense).

Em 1942, o então Gymnásio Paranaense passou a ser nominado Colégio Paranaense. No mesmo ano a a Reforma Capanema transforma o curso fundamental em curso ginasial, com quatro anos de duração, e o curso complementar em curso colegial, de três anos, com o clássico e o científico.

Em 1943, a instituição de ensino passou a ser denominada Colégio Estadual do Paraná. Em abril do mesmo ano o Colégio Paranaense (Internato) desvinculou-se do Estado.

A nova sede do Colégio Estadual do Paraná seria na “Praça Santos Andrade”, onde hoje está o Teatro Guaíra, contudo, a área foi considerada pequena e em 1944, é desapropriada a Chácara da Glória, na Rua João Gualberto, iniciando-se a construção da atual sede. A construção do prédio atual foi iniciada pelo interventor Manoel Ribas e terminada pelo seu sucessor constitucional, o governador Moisés Lupion e foi inaugurado em 29 de março de 1950.

A Rádio Emissora do Colégio Estadual do Paraná, criada em 1949, é a atual Rádio Educativa.

A atual sede foi inaugurada em 1950 pelo Presidente da República General Eurico Gaspar Dutra e pelo Ministro da Educação e Cultura, Professor Clemente Mariani. Em 1951 foi inaugurada a área desportiva (piscinas, ginásio, pista e campo).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/

Enviar por e-mail