Carregando...

Aristides Athayde

Postado em

Aristides Athayde vem acompanhando os novos rumos tomados pela economia paranaense desde os primeiros anos da faculdade de Direito. Percebendo que tais mudanças poderiam se consideradas como um reflexo direto da globalização e que tal globalização, acabaria por gerar uma demanda por serviços jurídicos internacionais, partiu para Chicago, onde concluiu, na conceituadíssima Northwestern University, mestrado em Direito Internacional.

Ao terminar o mestrado, recebeu convite de um escritório de advocacia em Nova York, onde trabalhou aplicando os conhecimentos adquiridos e, principalmente, orientando investidores sobre aspectos da legislação brasileira. Graças a essa oportunidade, Aristides, o único advogado curitibano a trabalhar em Nova York, teve contato com uma face do Direito que desconhecia e com uma maneira de trabalhar que até então lhe era inédita.

 

Toda essa experiência adquirida no exterior é hoje aplicada por Aristides em Curitiba. Trabalhando ao lado dos advogados Afonso Rocha, Rodrigo Rosa e Marcelo Crivano Lopes, ele pretende fazer do Paraná um centro de referência em Direito Internacional.

O tempo que passou nos Estados Unidos serviu para orientar os caminhos escolhidos por Aristides. Naquele país, casou-se com a arquiteta Fernanda Cunha de Athayde, com quem compartilhou experiências e uma maneira de viver que traz consigo para o Brasil.

Transmitir segurança é o seu maior produto. Em seu escritório, o advogado é um parceiro do cliente. Aristides e sua equipe buscam prestar aos seus clientes um atendimento completo, nas mais diversas áreas. Em relação aos clientes internacionais, que, em geral, são atendidos desde o momento da incorporação da empresa em território brasileiro, essa consultoria preventiva garante uma minoração dos problemas jurídicos futuros que podem vir a ser tão custosos para uma empresa pouco familiarizada com a legislação nacional.

Seu escritório é um verdadeiro porto seguro no Paraná aos estrangeiros que pensam em investir no Brasil. Além de um equipe extremamente bem preparada, o escritório conta com uma eficiente teia de escritórios correspondentes em mais de 20 países, entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Israel, França, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Áustria, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Venezuela, Índia, China, Taiwan, Japão e Nigéria, além de correspondentes nas principais cidades brasileiras. Esses escritórios, que têm em Aristides o seu homem de confiança no Brasil, recomendam seus serviços aos investidores estrangeiros interessados em desenvolver atividades no Paraná. Investidores que, na maioria das vezes, pouco ou nada sabem sobre a nossa legislação, são orientados acerca da melhor maneira de se estruturar um empreendimento.

 

ARISTIDES

 

Acredito que só é vencedor quem pensa na frente, que tem ideias novas e uma grande visão do futuro. As pessoas têm que brigar pelo que acreditam. Em Nova York, assisti a uma palestra com o Dalai Lama e ele dizia que temos que buscar a paz e o equilíbrio não de forma passiva, mas sim lutando com todas as armas que estão ao nosso alcance. Concordo com ele, acho que temos que colaborar, da forma que pudermos, para alcançar não só nosso bem-estar, mas para oferecer aos desprotegidos as mesmas condições que possuímos.

A minha estada no exterior alertou-me para essas questões. É muito mais fácil ocultar a realidade de uma nação em vez de brigar para modificá-la. Eu quero servir ao Brasil nesse sentido, tentando mudar alguma coisa.

Eu sou um apaixonado pela natureza. Desde que me conheço por gente sou interessado pelas questões ambientais. Estudo a fundo a ecologia e a natureza, e participo ativamente de debates que envolvam esses temas.

Eu não sou uma pessoa de hábitos, mas existem atividades que adoro, como ler, ir ao cinema, nadar, andar a cavalo ou simplesmente entrar em contato com a natureza. Sempre que posso, viajo no inverno para esquiar na neve. Outra coisa que procuro fazer é manter-me informado sobre o que se passa no mundo e no Brasil e, principalmente, quais as soluções que têm sido encontradas para os problemas que afligem nosso país.

A virada do milênio é a ocasião certa para corrigirmos os erros do passado. Devemos despertar os sentimentos de compreensão e tolerância e, mais do que tudo, devemos buscar o esclarecimento e a razão. Somos privilegiados. Se usarmos com sabedoria os recursos da ciência e toda a informação ao nosso alcance, teremos a chance de construir um mundo melhor, onde mais pessoas possam ter acesso à justiça, não apenas no sentido jurídico da palavra, mas também no seu alcance social.

Sou um grande sonhador, e luto ativamente pelos meus sonhos. Acredito que os sonhos são o grande combustível do ser humano. Por isso, no futuro, gostaria de poder dizer para mim mesmo: “Continue sonhando. Sonhe alto, sonhe com o impossível. Lute por esses sonhos e torne a impossível realidade. Continue lutando pela justiça e pela conservação do meio ambiente. Continue lutando por um mundo melhor”.

 

Escritório

Rocha Rosa Crivano Lopes

 Desembargador Ermelindo de Leão, 417

80410-230

Curitiba – PR

(41) 324 9901

E-mail: aristidesathayde@hotmail.com

Enviar por e-mail