Carregando...

Giovani Gionédis

Postado em

Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1978, Giovani iniciou a sua vida pública em 1986, como assessor parlamentar do então deputado estadual Rafael Greca. Entre 1989 e 1994, foi procurador-geral do município de Curitiba. Com a eleição de Jaime Lerner ao governo do Estado em 1995, assumiu a Secretaria de Governo. Foi titular da pasta até o início de junho de 1997, acumulando o cargo com o de chefe da Casa Civil. Deixou ambos os postos ao ser nomeado secretário da Fazenda do Estado do Paraná desde junho de 1997.

 

Giovani acha que o sucesso profissional é sempre consequência da perseverança e da retidão de caráter, duas normas de vida que ele traz do berço. Desde criança, seus pais o ensinaram a respeitar o próximo e a não desistir de seus objetivos.

O caminho que trilhou até chegar ao posto de secretário de estado, não o deixa esquecer os ensinamentos que trouxe do Colégio Nossa Senhora Medianeira, onde estudou durante todo o primeiro grau, e do Camões. Em ambas as instituições, passou momentos maravilhosos, fez amizades – algumas das quais perduram- e complementou as lições que trouxe de casa.

Ele abraçou a carreira política por idealismo. Poderia ter continuado com seu escritório de advocacia, trabalhando na iniciativa privada, fazendo sua carreira sem se preocupar com assuntos de estado. Acredita, contudo, que trabalhando para o governo, especialmente um governo comandado por Jaime Lerner, tem uma grande contribuição a dar pela melhora das condições de nossa gente.

Outro não foi seu interesse ao aceitar entrar para a política que este: trabalhar em prol dos paranaenses. E os resultados estão aí: o governo de Jaime Lerner transformou a economia e a área social do estado, trazendo indústrias, gerando empregos e melhorando a condição de vida de nossa gente.

Se tenho um ideal é o de ver esse trabalho magnífico de transformação do Paraná continuar ampliando o leque de benefícios para nossa população e reduzindo as diferenças sociais.

Nossa imagem pessoal é consequência de nossas atitudes, nunca deve ser a sua causa, diz Giovani. O importante é trabalhar com honestidade, sem querer prejudicar os outros. Dessa forma, estaremos construindo uma carreira sólida. Quem procurar forjar uma imagem que não é verdadeira, para angariar, de maneira forçada, a simpatia dos outros, acaba sendo malvisto e produzindo, na verdade, um “antimarketing” pessoal.

 

GIOVANI

 

A vida profissional, muitas vezes, acaba querendo invadir o espaço reservado para a vida pessoal. Procuro ao máximo separar as coisas, o que nem sempre é possível, devido aos muitos compromissos que nós assumimos quando entramos na vida pública. Certamente não teria chegado aonde cheguei se não contasse com a colaboração de minha esposa e filhos, que compreendem a elevada missão da qual seu marido e pai foi incumbido. Pelo fato de, algumas vezes, ter que renunciar ao conforto do lar em nome dos interesses de estado, faço o possível para desfrutar intensamente de sua companhia quando posso estar com eles, nos fins de semana e feriados.

Nada melhor do que ficar junto da família, compartilhando a amizade e companhia dos filhos e da esposa da gente. Nos fins de semana, geralmente, fico em casa ouvindo música e conversando com meus familiares. Quando há oportunidade, “fujo” com eles para a praia.

Gosto muito de futebol e, quando posso, vou com meus filhos ao estádio torcer pelo glorioso Coritiba Football Club.

Meus hábitos preferidos são ler bons livros e assistir a bons filmes. Não me considero uma pessoa consumista. Compro as coisas com o objetivo de proporcionar conforto a minha família.

Meu “hobby” é a culinária.

Uma mensagem para o futuro: Os obstáculos existem e sempre existirão. É preciso agir com tenacidade e persistência para transpô-los e continuar nossa caminhada.

Uma mensagem para mim: Continue a cumprir sua missão. Muito foi feito, mas muito ainda há por realizar.

 

Rua Vicente Machado, 445 – 17.º andar

(41) 222-7522

Enviar por e-mail