Carregando...

Ciro Gomes

Postado em

Ciro é advogado, professor, escritor e palestrante. Apaixonado pela política, idealista e firme em seus propósitos. Uma trajetória de vida com muito estudo, inúmeras realizações nos cargos que ocupou e com o devido reconhecimento de muitos que acompanham a sua vida de homem público. Deputado Estadual por dois mandatos, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará e Ministro da Fazenda Ciro Gomes é hoje, candidato à Presidência da República.

 

Foi em Sobral que Ciro deu o primeiro passo na política, incentivado por seu pai, que foi prefeito da cidade entre 1977 e 1983. Seu grande sonho era ser prefeito da mesma cidade, mas o destino lhe reservou novos rumos.

Depois de graduar-se em Direito, e ministrar as disciplinas de Direito Tributário e Finanças Públicas em duas universidades de Fortaleza, elegeu-se em 1982 aos 24 anos, Deputado Estadual, reelegendo-se novamente em 1986. Integrou o Movimento pelas Diretas e foi membro atuante do Comitê Pró Tancredo. Foi eleito Prefeito de Fortaleza, o mais jovem da história política do país, e depois Governador do Estado, obtendo consagradora votação em Fortaleza.

Por suas ações na área da Saúde, o Governo e o povo do Ceará obtiveram o reconhecimento mundial do Fundo Maurice Pate pela primeira vez conferido a um programa da América Latina. Ainda em seu governo livrou a população da Grande Fortaleza de um colapso de abastecimento de água construindo em apenas 90 dias o Canal do Trabalhador que transfere água do leito do rio Jaguaribe até o capital cearense.

Em setembro de 1994, convidado pelo então presidente Itamar Franco, Ciro renunciou ao Governo do Ceará e assumiu o Ministério da Fazenda, num momento de turbulência do Plano Real. Cumpriu a sua missão no comando da economia nacional e viajou para os Estados Unidos onde estudou Economia Política na Universidade de Harvard. Prestou serviços de consultoria à ONU, tendo como missão visitado vários países sobre cuja situação econômica e social, elaborou relatórios técnicos.

Mas, Ciro também é escritor. Dedicou-se a escrever em parceria com o Professor Mangabeira Unger, o livro O Próximo Passo uma alternativa ao Neoliberalismo.

Em 1998, candidatou-se à Presidência da República pelo PPS, obtendo cerca de 10 milhões de votos, e hoje volta a disputar a presidência com toda a firmeza que suas experiências lhe proporcionaram.

Esta entrevista é um pouco da história de um político inteligente e idealista que nos prestigia com sua presença nesta obra Homem 2002 Destaques e Revelações.

Enviar por e-mail