Nascida Hirt Pierin, família tradicional da histórica Lapa-PR, Maria Inês é figura de destaque da sociedade paranaense. Formada em Magistério com especialização em História da Arte, hoje atua como diretora presidente da FAEL – Faculdade da Cidade da Lapa. Por três anos, foi vice-presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba e hoje atua como presidente desta associação, BPW – Business Profissional Women, para o biênio 2000-2002. Dinâmica e capaz, Maria Inês é também diretora-gerente do SPIM – empresa de representação e consultoria.
Tem atuação marcante, especialmente na área filantrópica. Foi fundadora e presidente da Associação Materno-Infantil da cidade de Pato Branco; vice-presidente da Associação de Amigos do Hospital de Clínicas e vice-presidente da Associação Materno-Infantil Saza Lattes, que atende 6 creches e 12 clubes de mães. É ainda presidente da Comissão de Recreação e Comunicação da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.
Recebeu, pela expressiva atuação e pelo bem-sucedido trabalho, vários troféus, medalhas, diplomas e prêmios, entre eles: Personalidade Destaque do Paraná; Prêmio Destaque Filantrópico; Personalidade Notável do Século XX; Placa Ouro, pelos relevantes serviços prestados à Saza Lattes; Prêmio Especial Filantrópico na cidade de Pato Branco; Troféu Casa do Candango pelo 1° lugar na festa filantrópica dos estados em Brasília; Homenagem da Assembleia Legislativa como “Pioneira e Promotora da Política Paranaense”, pela Secretaria de Estado da Justiça e Conselho Estadual da Mulher do Paraná”; Votos de Louvor da Câmara Municipal de Curitiba, pelos serviços prestados à comunidade e a Comenda “Dama Rouge”, pelo seu desempenho filantrópico.
Maria Inês ainda conquistou o título de “Mulher Charme” de 1994, conferido pelo jornalista Dino Almeida. Pontifica, há alguns anos, na lista de destaque das mais elegantes do Paraná.
Ela consegue conciliar seu sucesso com o seu trabalho. desempenhando com dedicação e eficiência o papel de mãe, o de esposa e o de empresária.
Acha que “Não existe receita para o sucesso, apenas vontade de realizar, de trabalhar com dedicação, procurando soluções”.
MARIA INÊS
Casada com o ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira, sou mãe de Valéria, de Luiz Carlos Filho e de Leandro.
No trabalho, acredito que o respeito e a delicadeza com as pessoas são primordiais e, para crescer profissionalmente, o ser humano deve sempre buscar aprimorar seus conhecimentos.
Cultivo hábitos simples. Gosto de ler, tocar piano (meu hobby preferido), cantar e, quando estou na praia, sentar-me em frente ao mar e ouvir o barulho das ondas. Viajar, se possível com a família. Já tive a oportunidade de conhecer 50 países e fui recebida ao lado de meu marido pelo Papa João Paulo ll, em Roma; por Fidel Castro, em Cuba; pelo Príncipe Hirohito, no Japão; pelo Príncipe Juan Cario, na Espanha; pela Princesa Anne, na Inglaterra, entre outros.
Minhas origens têm como base os princípios de respeito, de senso de família, de postura e de dignidade.
O que se aprende nos pertence para o resto da vida. Devemos lutar por um ideal, galgar degraus para o aperfeiçoamento pessoal e profissional, sempre com muita responsabilidade porque o poder e o sucesso são efêmeros. O que devemos preservar e conservar é a família e os verdadeiros amigos, sendo leais e solidários. Agradeço a Deus por tudo o que recebo.
“Acreditar e ter fé, pensando positivo” é o lema.
Maria Inês Borges da Silveira
Rua Estevão Baião, 226
80240-260
Curitiba – PR