Carregando...

Soeli Kinkela Schmidt

Postado em

Soeli Kinkela Schmidt trabalhou durante 21 anos no Banco Central, exercício que, em vez de despertar seu interesse para o mercado financeiro, deu margem para o surgimento de uma grande artista plástica. As mesmas mãos que durante multo tempo manusearam dinheiro agora são criadoras de obras que se destacam pela sensibilidade. Seus quadros, carregados de significados em cada detalhe, viajam o Brasil e já foram expostos até na Itália, na galeria La Pigna em Roma.

 

Começou a pintar em 1991, mas sua atração pelas artes é antiga. Visitante assídua de exposições e mostras, há muito se identifica com as telas. Quando decidiu dar início à carreira de pintora, passou por diversos cursos de aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas.

Atualmente, trabalha com óleo sobre tela e retrata, em especial, abstrato e natureza morta. Seu currículo acumula dezenas de participações em eventos expressivos do cenário artístico nacional. Os principais espaços culturais de Curitiba, como o da Caixa Econômica e o do Banco Central, já receberam quadros de Soeli.

Em outras cidades do País, seu trabalho mereceu o reconhecimento dos críticos. Uma das homenagens que mais a emocionou foi uma premiação no Centro de Convenções Rebouças na cidade de São Paulo, no evento Salão Petit Format. Quando foi ao vemissage da exposição, Soeli teve uma surpresa: foi montado um painel, com uma menção de júri, só com quadros seus.

Seu ateliê é o jardim de inverno de casa. Nas noites de insônia, é para lá que se dirige. O local parece ter servido como boa fonte de inspiração, principalmente, se for levada em conta a grande saída de seus quadros, comercializados, em sua maioria, na galeria Dalla Vecchia.

A artista pensa em abrir sua própria galeria, um espaço de incentivo à arte que, além de exibir e vender trabalhos, seria dedicado à formação de novos pintores.

Enquanto isso não acontece, dedica-se com primazia à produção artística. Considera cada detalhe da obra que está sendo concebida fundamental para atingir um bom resultado e, por isso, não hesita na hora de escolher os melhores materiais. Só usa tintas italianas, além de pincéis, telas e molduras das melhores marcas.

 

SOELI

 

Sou uma curitibana que gosta de viver plenamente, de aproveitar cada momento ao lado do meu marido, dos filhos e dos amigos. Não quero perder nem um minuto daquilo que foi reservado para mim, por isso nunca paro com minhas atividades. Mesmo depois de aposentada, continuo trabalhando muito.

Encaixo-me perfeitamente nas características do meu signo, Gêmeos. Sou calma, paciente e estou sempre pronta para ajudar as pessoas.

A pintura é uma paixão, um trabalho ao qual me dedico com carinho. Quando pinto para pessoas conhecidas, por exemplo, sempre levo em conta os gostos do cliente e me esmero para pintar um quadro familiar para cada cliente.

Um hábito: tomar refrigerante, principalmente Coca-Cola Ligth.

Adoro viajar. Nos finais de semana, vou com meu marido para Guaratuba, onde temos um veleiro. Nas férias, não perdemos uma oportunidade de ir para o exterior.

Gosto de comprar roupas, tenho um closet enorme, com mais de 300 pares de sapato. Faço questão de estar bem arrumada nem que seja só para ir até a esquina.

Para mim no futuro: continuar com essa sede de viver. Persistira em meus objetivos, mesmo com os obstáculos que venham a ser colocados em meu caminho. Nunca parar de pintar e apreciar as coisas belas da vida.

 

Soeli

Rua Anita Ribas, 709, Jardim Social.

 82520-610

(41)9971-7801

 eschmidt@onda.com.br

 

Enviar por e-mail