Carregando...

Um trabalho sério em favor da coletividade

Postado em

ELIANE LEE SWAIN KFOURI

Sócia fundadora da Clínica Cazulo ,a psicóloga Eliane Lee Swain Kfouri é ligada a Secção Paraná da Escola Brasileira de Psicanálise
que pertence a Escola Mundial de Psicanálise cuia sede é em Paris,
o que lhe proporciona um estudo profundo e uma formação constante.
Eliane segue uma linha de psicanálise de orientação freudiana e lacaniana.
Ela participa de grupos de estudos ligados ao ensino
e à transmissão da psicanálise chamados cartéis que trabalham semanalmente em tomo de temas ligados à psicanálise que são publicados em atas e apresentados em jomadas abertas ao público.
Eliane tem uma vida profissional intensa e um trabalho sério em favor da coletividade.

 

INSTITUIÇÃO- Junto com minha sócia coordenamos uma atividade institucional a ENFANCE- Centro de Atendimento Especializado, destinado à crianças portadoras de dificuldade de aprendizagem emocional e de fala ou que apresentem deficiência mental leve.

CRIANÇAS CARENTES-São atendidas atualmente mais de 100 crianças na Instituição que pertence a Escolas Públicas, Particulares e Educandários. O maior número de vagas é ofertado às crianças carentes.

EQUIPE- Temos uma equipe de terapeutas na área de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Medicina e Psicologia. Todos são especialistas e pós-graduados-graduados. Faço a coordenação da área de psicoterapia. É um trabalho difundido há 16 anos na comunidade, principalmente no atendimento a crianças de Escolas Públicas. Tendo já obtido seu reconhecimento e aceitação graças ao aperfeiçoamento e constante reciclagem dos profissionais e do programa desenvolvido.

SOCIAL-A Escola Regular não tem como proposta oferecer atendimento especializado às crianças com dificuldades de aprendizagem, contudo, são crianças que não se adaptam as escolas regulares, tampouco às especiais. É, portanto, uma faixa de distúrbio que necessita do trabalho especializado, cuja proposta social da escola se afinaram através de pequenos grupos de trabalho, integrando-as ao meio em que vivem, adquirindo condições de resgatar sua condição de respeito e aceitação, apesar da deficiência perante à sociedade e consigo mesmas.

CASULO -Além de oferecer espaço ao trabalho institucional ligado à educação, os profissionais se dedicam a sua prática clínica individual realizando atendimentos a casos comuns de angústia até os que envolvem transtornos graves em crianças, adolescentes e adultos.

MARCAS – A clínica individual exercida pela psicanálise é um trabalho que exige muita dedicação e um intenso envolvimento com o método. A formação do analista é como um compromisso de quem faz um voto de abnegação e acolhimento incansável. A quem vem abatido pelo sofrimento, pedindo para ser escutado na sua mais profunda dor e o analista ali está, se propondo a caminhar junto .É um acompanhamento ao paciente na travessia dos percursos trágicos de sua história, podendo muitas vezes reconstruir sua trajetória, mudando de posição de si mesmo e do outro.

TENDÊNCIA- Minha formação clínica ocorreu desde o início da minha vida profissional a qual sempre mantive, apesar de exercer durante 17 anos a função de docência e Supervisão de Estágio na Graduação e Pós nas Universidades Tuiuti e Católica. Assumi cargos de coordenação, chefia de departamentos e administrativos no curso de psicologia da Tuiuti. Mas com o tempo me restringi exclusivamente a prática clínica.

DESEJOS – É uma vida profissional intensa. E só é possível conciliar profissão e vida pessoal porque o meu marido, o médico Rogério Daud Kfouri também é muito dedicado a sua profissão e a sua família e também porque os filhos respeitam e aceitam nossa escolha profissional, podendo juntos realizar nossos desejos e vontades .Temos três paixões em comum que são o Gustavo, o Diogo e a Manoela.

ARTE – Adoro música e já tive uma pretensa carreira musical ao me formar no Curso Fundamental de Piano na Escola de Música e Belas Artes. Quando deveria fazer opção pelo virtuosismo escolhi a Psicologia. Além disso faço aperfeiçoamento no idioma Francês cursando o Curso Superior da Aliança Francesa. Aliás em todas as oportunidades estamos aprendendo sempre alguma coisa.

Enviar por e-mail