Carregando...

Hospital de Olhos do Paraná

Postado em

A maior família de Oftalmologistas do Brasil

Não é fácil dizer-lhes, sem cair em lugar-comum, como estou honrado em representar o Hospital de Olhos do Paraná e como é grande a minha satisfação em escrever esta carta à Curitiba. Gostaria de traduzir tudo isto nestas singelas palavras:

Curitiba, aqui viemos com muitos prazeres, Como latinos, americanos, como seres. Trouxemos conceitos, preconceitos, ambições, ilusões, trouxemos, também, vontade de estar, de ser, de crescer.
O convívio é importante, as ideias são mais.

Marcamos presença…

Espirito presente, corpo presente, presença demais.

Salve nossa querida Curitiba!

 

Meu avô, Fernando Augusto Moreira, veio para Curitiba do Rio de Janeiro. Criou o jornal “A República” que, como o próprio nome diz, dedicava-se a fazer o proselitismo em favor dos ideais publicanos durante o reinado de Dom Pedro II. Fanatizado com a ideia de criar uma universidade, tanto fez que empolgou as elites locais e, em 1912, foi criada a primeira universidade do Brasil, aqui em Curitiba, que contava então com quarenta mil habitantes.

Nasci em Curitiba em 13 de setembro de 1931. Filho de Verônica Baggio Moreira e Dr. Carlos Estrela Moreira, um dos primeiros oftalmologistas de Curitiba. A casa onde nasci é considerada de interesse histórico, foi totalmente restaurada preservando não só a história de Curitiba, mas também da Oftalmologia, local mantendo um museu com objetos oftalmológicos da época, entre eles a caixa de lentes de provas de meu pai.

Ali também funciona o Instituto de Oftalmologia Professor Moreira (IPM), responsável pelo ensino e pesquisa do Hospital de Olhos do Paraná que, desde junho de 2018, é considerado Utilidade Pública Municipal, título este concedido pela Câmara de Vereadores de Curitiba.

Com mais de trinta anos de tradição já formou cerca de mil especialistas e subespecializas na área, que atualmente praticam a Oftalmologia em todo território nacional, levando às cinco regiões do Brasil os ensinamentos adquiridos conosco. Ao lado, foi construído e já em funcionamento o ambulatório e o centro cirúrgico para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde, com todos os aparelhos necessários para um excelente trabalho oftalmológico.

Prestei vestibular para Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1950, e obtive o primeiro lugar. Completei o curso com distinção ganhando o prêmio Julio Enz que me conferiu bolsa de estudo em Oftalmologia na Argentina. Após retornar ao Brasil, em 1957, assumi o cargo de auxiliar de ensino na Universidade Federal do Paraná (UFPR) como preceituava meu prêmio.

Fiz carreira universitária, conquistando em concurso vários títulos universitários: Doutorado, Livre Docência e Professor Titular da Universidade Federal do Paraná e Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná. Além de várias homenagens, recebi o título de “Personalidade Destacada do Ensino da Oftalmologia nas Américas” juntamente a medalha GRADLE – como” Vulto do Ensino de Oftalmologia das Américas”, conferido pela Associação Pan- Americana de Oftalmologia.

Fui Diretor da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, Presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, presidente do Congresso Brasileiro de Oftalmologia por duas vezes, membro titular da Academia Paranaense de Medicina do Paraná, membro da Associação Pan-americana de Oftalmologia e de outras várias sociedades.

Escrevi vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e muitos capítulos de livros, entre eles destaco a obra intitulada “Contribuição à História da Medicina no Paraná”, onde contei a história da Oftalmologia. Fui editor de outros tantos livros.

Ensinar é um prazer, por isso conferi muitas palestras em congressos, aulas nas universidades e não parando por aí, fundei três residências de Oftalmologia. A primeira na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, depois na Universidade Federal do Paraná e por último, a minha estimada, no Hospital de Olhos do Paraná, que tem sua sede, como já mencionei, na casa onde passei minha infância e juventude. Por isso tudo digo que o DNA do ensino está na família Moreira. E estou vendo em meus filhos e netos que perdurará.

 

Casa da família antes da reforma que abriga hoje o Hospital de Olhos

Como médico, sempre trabalhei em prol dos menos afortunados. Exerci a função de Médico Oftalmologista do IAPFESP e depois do INAMPS por trinta e três anos. Atuei na Oftalmologia da Santa Casa, Hospital Cajuru, Hospital de Clínicas, Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Evangélico de Curitiba. Arrojado e com a ajuda de uma enfermeira da Santa Casa, fui o primeiro médico a realizar transplante de córnea no Estado do Paraná, o que me conferiu uma homenagem pelo Governo do Estado do Paraná e outro pela Câmara Municipal como “Cidadão Vulto Emérito da Cidade de Curitiba”.

Sempre ao lado de minha querida e eterna amada Saly, fundamental na minha vida. Que me perdoem os outros, mas até hoje ela é uma mulher muito atraente e na ocasião em que a conheci era uma princesinha. Comecei a namorá-la com dezoito anos (ela tinha dezesseis) e foi uma paixãozinha encardida. Ela era muito disputada e requisitada e tive passagens até quixotescas. Tínhamos tudo a ver e fomos nos aproximando até que nos casamos em 1957.

Médica muito competente, Dra. Saly Maria Bugmann Moreira se formou em Medicina em 1958 na Universidade Federal do Paraná, obtendo os prêmios “ Hildebrando de Araújo” e “Fraternidade Argentina-Brasileiro”. Devido a sua carreira exemplar, recebeu do Conselho Regional de Medicina do Paraná o Diploma de Mérito Ético Profissional, conforme a Resolução do CRM-PR n°17/86.

Na época em que se formou, existiam poucas médicas mulheres, então com colegas de profissão, fundou a Associação das Mulheres Médicas do Paraná. Foi sua presidente e também presidente da Associação Brasileira das Mulheres Médicas. Pioneira como sempre, fundou o primeiro Banco de Olhos de Curitiba em 31/01/1976. Foi a primeira mulher presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC). Também foi a primeira mulher a presidir um congresso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) denominado “XV Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual”, o segundo maior congresso de nossa especialidade na América Latina, realizado em Curitiba. Promoveu um encontro pioneiro entre oftalmologistas e representantes de 15 ONGS envolvidas na prevenção da cegueira de todo o Brasil.

Exercendo a especialidade de Oftalmologia de maneira exemplar, destacou-se na subespecialidade de córnea e lentes de contato. Recebeu Diploma de Louvor da Câmara Municipal de Curitiba, pelo seu trabalho em prol da comunidade paranaense no atendimento e tratamento de pacientes carentes, foi homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná, em reconhecimento a sua dedicação competência e ética profissional no exercício da Medicina. Recebeu entre outras homenagens, a Comenda SOBLEC por seus conhecimentos e contribuição para o desenvolvimento e preservação da saúde ocular da população brasileira.

Lecionou Oftalmologia na graduação da Faculdade Evangélica de Medicina no Paraná, sendo muitas vezes homenageada pela turma. Foi autora de vários capítulos de livros nacionais e internacionais. Escreveu o” Manual Prático de Adaptação de Lentes de Contato” e três edições do livro “Lentes de Contato” com seus filhos, doutores Hamilton Moreira e Luciane Moreira. Esse último, lhe conferiu o Diploma “Jubileu de Ouro da Editora Cultura Médica” por ter sido o livro mais vendido no ano de 2016. Outrossim, recebeu o diploma de “Mestre Editor da Associação dos Médicos Paranaenses” pelo ensino da Oftalmologia no Brasil.

Mesmo com tantos afazeres em sua profissão, dedicou-se para a família. Teve três filhos, e não é para me gabar, mas também ajudei bastante na criação deles. Em nossa família, somos seis oftalmologistas, todos com títulos universitários constituindo-se na maior família de oftalmologistas do Brasil. Os filhos, Carlos Augusto Moreira Junior – Professor titular na Universidade Federal do Paraná, onde também foi Reitor de 2002 a 2008, e Secretário de Estado da Saúde do Governo do Paraná em 2010, Hamilton Moreira – professor na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e presidente eleito do Conselho Brasileiro de Oftalmologia no biênio 2007 a 2009, e Luciane Moreira atual diretora-geral do Hospital de Olhos do Paraná e professora concursada na Universidade Federal do Paraná e Universidade Positivo.

 

A família Moreira. Dra. Saly e Dr. Carlos Augusto com seus filhos, genros, noras e netos

Meu neto querido, que leva meu nome – Carlos Augusto Moreira Neto, atual coordenador do Instituto Professor Moreira e professor na Universidade Positivo. Temos ainda dois netos estudantes de Medicina, Rodrigo Moreira (5° ano) e Rafaela Moreira Oliveira (3° ano), ambos com o desejo de se dedicarem a Oftalmologia.

Analisando a frase do poeta cubano José Martí “Há três coisas que um homem deve fazer na sua vida: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Pode-se dizer que o legado de um homem transcende sua vida terrena e o que é feito de concreto fica como herança para o mundo marcando sua história. Pensando assim, surgiu o Hospital de Olhos do Paraná, nossa “Árvore” mais frondosa.

Fundado em 27/11/1975, o sonho meu e da Saly tornou-se realidade numa pequena casa de esquina da Al. Carlos de Carvalho com a Al. Presidente Taunay. Já faz 46 anos, e o Hospital de Olhos do Paraná cresceu tal qual Curitiba. O novo prédio é um dos mais modernos centros oftalmológicos da América Latina, com 12.345 m2 projetados para oferecer bem-estar e conforto aos pacientes.

Como referência em tecnologia e inovação, o investimento nos mais modernos aparelhos diagnósticos e terapêuticos é constante. É a tradução de qualidade e tradição na dedicação aos cuidados e saúde dos olhos nas mais diversas subespecialidades da Oftalmologia: refração, adaptação de lentes de contato, ceratocone, catarata, transplante de córnea, Oftalmologia infantil, óculo-plástica, retina, estrabismo, glaucoma, entre outras.

O novo centro cirúrgico conta com 12 salas cirúrgicas equipadas com todo tipo de lasers e microscópios de última geração incluindo um microscópio com visualização tridimensional, trazendo riqueza de detalhes que auxiliam no sucesso e segurança de todas as cirurgias. Idealizamos um hospital para todos da comunidade curitibana. Atende mais de 40 convênios credenciados, incluindo o Sistema Único de Saúde.

Possui consultórios eletivos e também médicos especialistas 24 horas de plantão para emergência, oferece atendimento em domicílio para pacientes com dificuldades de locomoção ou em situações especiais, assim como o tele atendimento eletivo.

Nesta vida dedicada a saúde, sinto-me honrado e feliz por fazer parte desta cidade. Tenho muita gratidão e amor por Curitiba.

Carlos Augusto Moreira

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights