Carregando...
Nemécio Muller

Nemécio Muller: Criação do ODS & Arte meu presente a Curitiba…

Postado em

O projeto ODS & Arte é uma iniciativa pioneira do Estado do Paraná que foi criado pelo jornalista curitibano Nemécio Muller e uniu a beleza e universalidade das artes como forma de disseminar e apoiar o avanço da Agenda 2030 da ONU e seus 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pelos governos subnacionais e locais. Sua realização contempla a participação de diversos órgãos e instituições da esfera pública e privada, com a gestão norteadora da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) que, à luz da tecnologia e da arte, promoveram novos olhares para o mundo tendo como instrumentos as linguagens artísticas.

Essa iniciativa propõe envolver as diferentes expressões artísticas como as artes plásticas, dança e música, teatro, ourivesaria e moda sustentável, para sensibilizar e motivar para a ação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para a construção de um mundo melhor para todos. E seus resultados podem ser tanto visualizados em experiências físicas em eventos locais como em um experimento virtual através do portal ODS & Arte (http://www.odsarte.pr.gov.br) que pode ser acessado em português, espanhol e inglês.

A sua primeira ação contou com a participação de 17 artistas plásticos do Paraná que trouxeram a sua visão para cada um dos 17 objetivos em obras de arte que propõe uma nova reflexão sobre essa agenda tão importante e necessária.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS nos levam à uma imersão em conceitos globais que nos levam a nos relacionar com os sentidos de transversalidade que movem o globo. Esse projeto nasceu no Paraná para o mundo, como um legado de linguagem que ultrapassa territórios, que nos absorve em releituras traduzidas pela Arte Contemporânea”, ressalta o criador do projeto Nemécio Muller.

 

ODS & Arte

                                                                                                                                       ODS & Arte

 

E pelo seu ineditismo e transversalidade o projeto foi convidado para, em novembro de 2018, ser exposto na sede do World Bank em Washington DC (Estados Unidos) para diversos países ali presentes.

“Esse projeto permite sensibilizar sobre os ODS e interagir emocionalmente com todos os públicos, incentivando a reflexão global e a prática local para o atingimento dos das suas metas e objetivos. A inovação também está presente ao usar a tecnologia para ancorar e divulgar, o que facilita o acesso e a replicação em qualquer lugar do mundo.

Essa iniciativa é uma potente ferramenta de formação da educação e da cultura para a sustentabilidade global”, afirma Rosane de Souza, parceira do projeto, representante no Brasil do UNGC Cities Programme até 2020 e atualmente é consultora internacional da iniciativa OnCities.

ODS & Arte é uma maneira de propor um novo olhar sobre o mundo e, como a frase de John Butler afirma, surge por acreditar que “A arte transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”.

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights