Carregando...

Unimed Curitiba 51 anos

Postado em

 Uma trajetória de cuidado de geração em geração 

 

Fundada no dia 6 de agosto de 1971, por um grupo de 23 médicos, a Unimed Curitiba cresceu, se consolidou e hoje é a maior operadora de planos de saúde do Paraná, uma das cinco maiores do país e a segunda maior singular do Sul do Brasil dentro do Sistema Unimed. A cooperativa conta com a maior rede credenciada do estado e grandeza da marca é resultado da busca pela excelência na promoção do cuidado com as pessoas.

O médico cooperado Rached Hajar Traya, atual diretor-presidente da Unimed Curitiba, ressalta o orgulho que tem dessa história de muito trabalho e sucesso. “Em nosso país, são raras as empresas que têm essa longevidade e a nossa cooperativa completou 50 anos de forma exuberante, robusta e com muita vitalidade. Agradeço aqueles que tiveram esse insight de instituir, constituir e prover à cidade de Curitiba uma cooperativa como essa e dedico o meu reconhecimento e respeito a todos aqueles que seguiram fazendo disso um motivo adicional para acordar todos os dias e fazer esse conceito acontecer”, ressalta. 

Em constante expansão. Em 1981 eram 46 mil clientes e 1985 já contava com mil médicos cooperados. Em 1994, eram mais de 400 mil clientes e em 1996, eram mais de 3.140 médicos cooperados. Dois anos mais tarde passaram a existir novas unidades de atendimento e os setores de Atendimento ao Cliente (SAC), Recursos Humanos e Marketing. Em 2002, foi inaugurada a atual sede da cooperativa e no ano seguinte a Unimed Curitiba atinge a marca de 3.600 médicos, com evoluções como uso de cartão magnético, liberação de informações ao médico pela internet, maior integração com hospitais e laboratórios e novo sistema operacional de gerenciamento interno.

Em 2008, é inaugurado o Expo Unimed Curitiba, empreendimento construído em parceria com o Grupo Positivo e os canais de comunicação da empresa com todos os seus públicos foram ampliados. Dois anos mais tarde, a cooperativa superou a marca de 500 mil clientes e no ano seguinte é lançado o serviço de urgência e emergência SOS Unimed.

Com crescimento contínuo e sustentável, a Unimed Curitiba foi se expandindo e ampliando a sua atuação a partir da criação de novos negócios e disponibilização de produtos e serviços inéditos. Em 2012, inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas da Unimed Curitiba, na época conhecido como LUC, que se tornaria o embrião da Unimed Laboratório em 2015. Em 2019, a cooperativa inovou e expandiu sua atuação por meio de outras unidades de negócio, o Saúde Ocupacional Unimed (SOU) e a Unimed Curitiba Corretora de Seguros, além de possuir participação nas empresas EMEDBR Tecnologia Ltda. e Univison.

Em 2020, mesmo em meio à crise sanitária que se instalou com a pandemia, conseguiu cumprir seus planos de expansão e inaugurou a Acolher, uma nova unidade de terapias pediátricas especiais para ampliar a rede de tratamento de crianças autistas e doenças neurológicas; três unidades baseadas no modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) e uma Unidade de Transição para pacientes em processo de desospitalização ou que serão encaminhados para atendimento domiciliar.

 

A primeira sede própria foi adquirida em 6 de setembro de 1975. Era uma casa com 220m², localizada na Alameda Augusto Stellfeld, 357, no Centro de Curitiba.

 

Além de chegar às marcas de 4.657 médicos cooperados ativos, 1.310 colaboradores, 536.155 clientes e 54 hospitais, 245 clínicas de especialidades médicas, 91 laboratórios de análises (sendo 20 unidades próprias, da Unimed Laboratório). Buscando atender às necessidades de todos os seus públicos, a Unimed Curitiba distribuiu R$72 milhões em adiantamentos para os cooperados, colocou 92% de seus colaboradores em regime de home office e passou a utilizar a telemedicina para atender seus clientes pelos médicos do Centro de Qualidade de Vida (CQV). A comunidade também foi beneficiada por meio de ações como o Unimed Music Live, que teve duas edições no ano e arrecadou 40 toneladas de alimentos e itens de higiene, beneficiando cerca de 1.800 famílias.

Mas todo esse trabalho é constantemente homenageado. A Unimed foi reconhecida pela GPTW por dois anos consecutivos (2020 e 2021) como melhores empresas para trabalhar. – Prêmio Ser Humano ABRH 2021 – Projeto Comitê de Crise – Um tempo de Cuidado, Protagonismo e Resultados. Reconhecida entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar, no ranking da revista VOCÊ S/A (2018). – Nota máxima (1,0000) no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) publicado pela ANS por dois anos consecutivos (ano-base 2018 e 2019). Também está entre os 10 maiores planos de saúde na edição do Prêmio Valor 1000 (2019 e 2020).- Reconhecida entre as 500 maiores do Sul (2018, 2019, 2020 e 2021) e entre as 100 maiores do Paraná (2021) pelo Grupo Amanhã. Manutenção do Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade da Unimed do Brasil (2018, 2019 e 2020). 

– Acreditação ONA Nível I por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada na unidade APS Iguaçu, no setor de Home Care e no ambulatório da unidade Germano Mayer (Centro de Qualidade de Vida e terapias convencionais), setores que compõem a área de Serviços Próprios. – Recertificação da Unimed Laboratório pela PALC. – Recertificação da Unimed Curitiba pela ISO 9001/2015. – Certificada com o selo SESI ODS que reconhece as empresas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2018, 2019, 2020 e 2021)

O cuidado com a comunidade também é uma preocupação da Unimed Curitiba. Em alguns momentos, a cooperativa convoca seus cooperados e colaboradores para contribuir diretamente em alguma ação. Ao mesmo tempo, ela possui projetos próprios e também investe em programas de outras instituições voltados a causas diversas, contribuindo para impactar positivamente aqueles que estão ao seu redor. O interesse pela comunidade, um dos princípios do cooperativismo, faz parte do Jeito de Cuidar da cooperativa. Desde 2014, foram investidos cerca de 4,6 milhões de reais em 131 projetos sociais apoiados – juntos eles beneficiaram diretamente cerca de 380 mil pessoas. Somente em 2020 foram 28 projetos apoiados, que atenderam de forma direta aproximadamente 45 mil pessoas. 

 

Segunda sede própria -Em 1979, uma casa de 260m² na Rua Des. Clotário Portugal foi adquirida e até 2020 o local abrigou a equipe de administração de cadastro dos clientes. A inauguração aconteceu em fevereiro de 1980.

 

Em 2021, ao completar seus 50 anos, uma data digna de ser comemorada, a Unimed Curitiba decidiu compartilhar essa alegria com a comunidade e promoveu a “Gincana Orgulho de Cuidar”. A competição do bem uniu médicos cooperados e colaboradores em prol da solidariedade e, juntos, arrecadaram 70 toneladas de alimentos não perecíveis que foram doados para 24 instituições parceiras da Cooperativa. Com a ação solidária, mais de 1,3 mil famílias em situação de risco e vulnerabilidade social foram beneficiadas e, como algumas organizações sociais receberam doações para beneficiar essas pessoas pelos próximos 3 meses, a ação deve impactar até 12 mil pessoas. 

 

O medico cooperado Rached Hajar Traya atual diretor-presidente da Unimed Curitiba

 

Também em 2021, motivada pelo desejo de ampliar esse cuidado, a cooperativa decidiu criar o Instituto Unimed, organização sem fins lucrativos que tem como objetivos potencializar a responsabilidade social da marca e gerar ainda mais impacto positivo com o desenvolvimento de atividades de relevância pública e social que vão contribuir com a transformação da comunidade na qual a Unimed Curitiba está inserida por meio da promoção da saúde e prevenção de doenças e fortalecimento das organizações sociais. 

Inclusive um livro sobre a Unimed Curitiba foi escrito pelo médico Ricardo Moreira tendo a sua primeira edição em 2011 e ampliada e impressa em 2021 por ocasião da  comemoração ao cinquentenário da cooperativa.

Enviar por e-mail