Carregando...

“À querida Curitiba, Iluminada e acolhedora”, fala Beatriz Maria Moro Zétola

Postado em

Nasci em São José dos Pinhais, onde estão minhas raízes das quais tenho muito orgulho. Mudei para Curitiba em 1977, quando casei e onde nasceram meus filhos Guilherme e Priscila.

Mas meu vínculo afetivo com Curitiba começou muito antes. Tenho muitas boas e inesquecíveis recordações de infância e adolescência vinculadas à Curitiba, uma cidade que, na minha cabecinha de menina do interior, era muito grande e cheia de glamour. Minha Vó Elza Scherner Moro costumava vir uma vez por semana para Curitiba, pois meu avó, Ernesto Moro Redeschi, que era deputado estadual precisava ir à Assembléia, e assim minha Vó, uma senhora muito elegante e vaidosa, aproveitava para se “embelezar” no Salão Record. Depois com minha tia, Diva Zagonel, que morava em Curitiba, passeavam na Rua XV, e faziam um lanche na Confeitaria Iguaçu. Muitas vezes, minha mãe, Dinacyr Moro Zétola, que também era muito elegante, arrumava seus quatro filhos com lindas roupas, para irmos passear no centro de Curitiba, comprar roupa na Maison Blanche, depois de um gostoso lanche nas Americanas.  Arrumávamo-nos com muito capricho, com a melhor roupa, minha mãe colocava seu lindo colar de pérolas, comprado no Reffo Joalheiros, e lá íamos passear na grande e chique Curitiba, num Sinca Chambord, que meus pais tinham na cor azul turquesa.

Como esquecer o dia de ir pra Curitiba, com “roupa de domingo”, para ir ao Foto Brasil na rua XV, onde tirávamos fotos em preto-e-branco da nossa linda família, cujas fotos tenho até hoje gravados na minha memória e eternizados nos porta-retratos.

Alguns domingos meu pai, Clementino Zétola, que apreciava praticar tênis no Clube Círculo Militar, nos proporcionava um domingo diferente: assisti-lo jogar tênis, e depois almoçar neste clube, que na minha visão de criança, era grande e bonito, mas sentia falta de estar com minhas amigas do Colégio São José, em São José dos Pinhais, onde fiz grandes amizades na minha infância e adolescência.

Talvez a mais linda recordação afetiva de Curitiba foi e sempre será da chegada do Natal, quando era tradicional o passeio à Curitiba para visitarmos as suas ruas e casas decoradas. Esta imagem de luz e cores atingia seu clímax quando chegávamos à “tão-esperada-casa-decorada” do Hermes Macedo. Ali meu coração se enchia de uma alegria imensa. Mantive sempre esta tradição na educação dos meus filhos, levando-os passear nas vésperas de Natal para ver as ruas e casas decoradas de Curitiba.

Foi também em Curitiba onde estudei: desde o ginásio, no Colégio São José, depois o ensino Clássico, no Colégio Estadual do Paraná, em seguida a Faculdade de Letras até Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná. Deste tempo de estudos fiz grandes amizades que preservo até hoje!

Curitiba me acolheu não só como cidadã e estudante, mas principalmente como empresária, quando abri minha escola de inglês, CCAA, no bairro Jardim Social, há 18 anos.

Hoje moro em Quatro Barras, e venho trabalhar nesta cidade que amo e que me recebe todos os dias, onde me realizo profissionalmente, e onde me oferece o lazer e diversão que aprecio. Quando viajo para outros estados do Brasil, é comum ouvir das pessoas dizerem que conhecem Curitiba pela sua qualidade de vida, pelos seus belos parques, e pelas pessoas bonitas e reservadas que lá moram.

E eu costumo complementar, dizendo que tenho orgulho da cidade de Curitiba, que me sinto privilegiada de lá ter minha escola, meus filhos e familiares, e que eu não trocaria por nenhuma outra cidade do planeta!

Por fim, sou grata à querida Curitiba, onde conheci um curitibano nato, Cesar Luiz dos Santos, com quem estou casada, e muito feliz!

 

BEATRIZ

Mestre em Educação, professora de Língua Inglesa e Portuguesa.

Beatriz tem 36 anos de experiência em gestão pedagógica e financeira da franquia de ensino CCAA. Diretora pedagógica e financeira na CCAA, de São José dos Pinhais e de Curitiba desde o ano de 1983.

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights