Carregando...

Conversa de Mulher, Livro da Jornalista Iza Zilli

Postado em

 

Apresentar um livro que retrata os pensamentos, certezas e incertezas deste tão forte “Sexo Frágil”, não foi tarefa das mais fáceis.

O que me realiza hoje é estar apresentando um trabalho de dois anos que documenta o “Universo Maravilhoso” de mulheres que, dia a dia, mais e mais conquistam o seu espaço nos mais diversos segmentos da sociedade, no campo empresarial, cultural, artístico, filantrópico, social, esportivo e até no lar. Este trabalho documental capta a experiência, mostra a ideologia de noventa mulheres em seus diferentes modos de vida.

Aos homens, mostra a mulher companheira, aquela que a seu lado, contribui para uma sociedade melhor à qual todos almejamos, podendo refletir, compreender e ajudar este braço forte que a completa, não só com abraços, mas com trabalho e parceria

O livro tráz consigo, o privilégio de mostrar a outras mulheres, caminhos, força de vontade e realização além de traçar um perfil da mulher paranaense. Ninguém poderia negar que elas marcam, acontecem e lutam pelos seus direitos, conservando em sua grande maioria “aquele” jeitinho especial de ser. Convivi de perto com a batalha, e a garra das mulheres, acompanhei grandes movimentos femininos, filantrópicos, sociais, vi a busca incessante de crescimento, de igualdade de direitos, a conquista de espaço, o reconhecimento de capacidade. Conseqüentemente, com o resultado deste trabalho, foi crescendo dentro de mim uma enorme vontade de homenagear estas mulheres, documentando, de forma simpática e mais duradoura, as suas entrevistas já publicadas semanalmente no
“Correio de Notícias”. Assim, “Conversa de Mulher” passou de sonho à realidade, e está aí para ser desvendado.

IZZA ZILLI.

 

SOB CABELOS COMPRIDOS, MUITAS IDÉIAS

Creio que até jornalistas, como eu, acompanharam semanalmente a série de entrevistas com mulheres, editoradas por Izza Zilli. Izza soube muito bem captar o fascínio e o mistério da alma feminina, nestas entrevistas publicadas no Correio de Notícias. Inclusive, comprovando a velha verdade de muitas idéias sob os cabelos compridos, em contraposição ao velho ditado sobre as idéias curtas. Num mundo onde as mulheres conquistam valorosamente seu espaço, Curitiba não poderia constituir exceção. Seria Ultrajante.

Izza conquista facilmente pela sua sensibilidade, sua docilidade sem frescuras. Nestas entrevistas agora oportunamente enfeixadas em livro, Izza penetra fundo as misteriosas variações da alma humana, como já disse, mas acrescenta-se aí a simplicidade jornalística sem aquela preocupação do divagar intelectualmente.

Izza atinge plenamente o objetivo jornalístico
da proposta: mostrar ao grande público o que vai por dentro das cabeças coroadas das grande locomotivas de nossa sociedade.

Vislumbro uma composição de grande sucesso na publicação desse volume. Visão obrigatória das colunáveis, fotografáveis e entrevistáveis.

Dino Almeida.

 

CONVERSA MUITO OPORTUNA

Uma feliz idéia da colega IZZA ZILLI a compilação em livro de seu trabalho na Imprensa diária. Conheço IZZA desde os tempos acadêmicos, quando fazíamos o curso de Comunicação Social.

Sei que ao tomar esta decisão ela o faz com o melhor e mais puro objetivo de compartilhar com os leitores os ensinamentos colhidos nas suas “conversas”, ilustrativas entrevistas e reportagens feitas com as mais brilhantes representantes da nossa sociedade.

Avalizo o trabalho de IZZA, e na oportunidade em que coloca ao alcance de todos esses trabalhos, desejo – além do sucesso que esta publicação seguramente alcançará – que ela repita esta realização, oferecendo-nos novas coletâneas, porque sua atuação continua com o já reconhecido brilho deste talento da Comunicação Social do Paraná.

Cláudio Manoel da Costa
– Jornalista –

 

As fotos das entrevistadas levam a assinatura de Carlos Martins, Cida Colombo, Ventelino Theodorowy, fiéis colaboradores. E mais, Vilma  Ruy Tavares, Sueli Sanson, Daniel Katz e Orlando Azevedo.

FOTO; CIDA COLOMBO

CORREÇÃO; Professor Carlos Alberto Sanches

Enviar por e-mail