Carregando...

Dino Almeida

Postado em

Assinando há 35 anos a coluna Dino Almeida Informa na “Gazeta do Povo”, reproduzida no “Diário Popular”, Dino Almeida, que também é responsável por uma coluna na revista “Panorama”, tem uma história como poucos dentro do jornalismo. Ele criou, dentro de seu espaço na imprensa, um novo conceito de colunismo social. Dinâmico e agitado, ele não parou por aí. Candidatou-se a vereador e venceu mais esse desafio. As campanhas sociais estão presentes em sua vida. E hoje, entre seus afazeres, dedica grande parte de seu tempo às campanhas sociais tanto na vereança como no espaço que assina como jornalista em vários meios de comunicação.

 

Dino é realmente um vencedor.

Dino José Bronze de Almeida possui uma trajetória profissional de garra e luta, que culminou no mais absoluto sucesso. Nasceu em São Francisco, SC. Em 1953, veio morar em Curitiba e foi trabalhar como “office-boy” no Sesi. Nesse ano, começou a estudar no Colégio Estadual do Paraná, onde conheceu Emilio Zola Florenzano. Foi de Zola que recebeu o convite para conhecer Protásio de Carvalho, diretor do jornal “ A Tarde”. Aí começa sua história profissional. No dia 6 de outubro, publicava sua primei­ra coluna nesse periódico. Em dezembro de 1955, publicava sua primeira reportagem na revista “Panorama”, na qual até hoje mantém seu espaço.

Convidado pelo diretor do jornal “O Dia”, Saul Lupion de Quadros, Dino estreava, em 13 de janeiro de 1957, sua coluna Ronda Social. Mudou-se para o “Diário do Paraná” e publicava sua primeira coluna, “Nossa Sociedade”, no dia 11 de junho de 1957.

Neste mesmo ano, realizava a primeira Glamour Girl do Paraná. Em 1959, fundou a revista “Clube”, com Gilson Camargo e Nelson Faria, com quem, em 1968, lançou a revista “Quatro Estações”. Em 1961, estreava na televisão, no antigo Canal 6, num programa de entrevistas, “Dreher Convida”, no qual seu amigo Juarez Machado assinava o cenário.

Foi num encontro na Rua XV que Dr. Francisco Cunha Pereira Filho convidou Dino Almeida para assinar sua primeira coluna na “Gazeta do Povo”. Começou-a dia 21 de junho de 1964. Dois anos depois realizava a primeira “Garota Caiobá”.

Dino editou, durante três anos, o livro “Bandeirantes do Progresso”, além das obras “1000 Pensamentos Preferidos” e “Pensamentos Preferidos”. Há sete anos, edita o livro “Sociedade Curitibana”

Sua carreira política começa em 1997, quando é eleito vereador da cidade de Curitiba. Em 45 anos de profissão, foram milhares de homenagens. Destaque para a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, recebida pelo então ministro-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Luiz José Guimarães Falcão, em 1991, em Brasilia.

 

DINO

 

O meu sucesso pode ser resumido na frase de Kahlil Gibran: “O trabalho é o amor visível”. Tudo que faço, seja no jornalismo ou na Câmara, faço como se fosse o último trabalho de minha vida: com dedicação total.

O momento da família é único. Mas, durante muitos anos, o tempo dedicado à família foi absorvido pelos compromissos profissionais, para os quais sempre tive o apoio total.

Defino-me como uma pessoa simples, humana, que atende com satisfação à campanhas beneficentes, tenho a virtude de lazer amigos e a habilidade de mostrar às pessoas que a vida é infinitamente bela, mostrando isso com um eterno sorriso.

Quando não tenho compromissos sociais, nos fins de semana tenho prazer em ficar em casa assistindo filmes e me dedicando à leitura de livros. Minha biblioteca tem mais de 5.000 livros. E, sempre que possível, viajo em companhia de minha mulher.

Meus ideais a serem atingidos são: ser reeleito vereador, escrever um livro de memórias e comemorar 50 anos de jornalismo. ,

O segredo de tudo na vida é dedicação, amor e prazer pelo que se faz. Fazer tudo com perfeição, pois na coluna, dia-a-dia você está escrevendo a história da sociedade paranaense.

Como colunista, fazer amigos é fundamental. Por isso, em sociedade tudo se sabe.

E, acima de tudo, trabalho, trabalho, trabalho …

Meu hábito: Pontualidade. Sou pontual e gosto que os outros também o sejam. Um sonho de consumo: Ir de Orient Express até Istambul. É uma viagem que desde garoto sonho fazer. E ainda vou!

Um “hobby”: Colecionar selos, tenho mais de 20 mil, a respeito de borboletas e olimpíadas.

Uma mensagem para mundo: ajudar a combater a fome, a pobreza e investir, principalmente na educação. Com a educação vai acabar a injustiça, a fome e a miséria.

 

Rua Comendador Araújo, 143 – sala 53

   80420-900        Curitiba – PR

(41)-223-6853 (41)-222-0340

 E-mail: dino@matrix.com.br

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights