Carregando...

Ozeil Moura Dos Santos

Postado em

Ozeil é bacharel em Sociologia Política, em Administração Pública e cônsul do Senegal para o Estado do Paraná, desde 1985. Foi eleito presidente da Sociedade Consular por três mandatos consecutivos e a quarta vez para o biênio 97-99. Já foi presidente da Associação dos Cônsules Honorários do Brasil: diretor-presidente da Planepar, da Afrobrás, da Viajatur e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Senegal – Africa. Recebeu o Título de Consagração Pública Municipal, outorgado pela Câmara Municipal de Curitiba pelos relevantes serviços prestados à comunidade curitibana.

 

Foi condecorado em vários municípios e por várias entidades brasileiras, recebendo o Troféu Robalo de Ouro, como melhor planejador da Baixada Santista; o Prêmio Cidade de Curitiba como Sociólogo do Ano, e o título Vulto Emérito de Curitiba, ambos outorgados pela Câmara Municipal de Curitiba; o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; e o título de Diplomata do Ano de 1994, outorgado pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social.

Na Organização de Planejamento Técnico-Econômico (Planepar), ele desenvolve uma tecnologia pioneira de fazer um diagnóstico nas empresas brasileiras. Chama-se Pesquisa Sensitiva Motivacional e consiste num levantamento em todas as áreas, através de um processo, de baixo para cima, que permite uma radiografia perfeita da empresa.

Contando com uma tecnologia de primeiro mundo a Afrobrás Exportação e Importação está apta a levar produtos brasileiros para qualquer parte do continente e ao mesmo tempo trazê-los para o Brasil. O segundo objetivo é a aproximação do mercado brasileiro principalmente com o mercado Africano, que é um continente com possibilidades ilimitadas para o empresário brasileiro exportar seus produtos, projetos e transferir tecnologia, bem como abrir caminhos para o Mercosul e para a América Latina.

Grandes parcerias são desenvolvidas em sua Viajatur Passagens e Turismo, através da qual os empresários não fazem só turismo, mas comércio, com roteiros personalizados e operados pela empresa.

Através do Consulado da República do Senegal, representado por Ozeil no Paraná, todos os esforços são viabilizados, objetivando a integração comercial, cultural, científica, turística e tecnológica do Brasil (Paraná) e do Senegal. Ele é um grande batalhador da valorização da cultura e das tradições africanas.

 

OZEIL

 

A razão efetiva do sucesso em todas minhas atividades foi a educação serena e forte que tive de meus pais, Zeila e José Ferreira dos Santos, verdadeiros propulsores de minha dignidade, honestidade, respeito e de minha cultura. Mas para tornar realidade todas as iniciativas referentes as minhas atividades, quer comerciais ou diplomáticas, é importante salientar que o que rege a minha conduta e minhas aspirações é a fé.

Todos nós temos um ideal na vida e ficamos tristes quando, na Curitiba que dá a volta ao mundo através dos locais destinados às várias etnias que aqui estão radicadas, vemos que todas essas etnias têm seus grupos folclóricos, menos a afro-brasileira que, com suas mãos escravas ajudou a construir a grandeza desse país. Estamos fazendo todo o empenho para que antes da virada do século tenhamos um grupo folclórico afro-brasileiro que dance, que cante e que mostre a cultura e as tradições africanas.

O Brasil é o fermento do mundo do amanhã. Nós temos a África em nosso sangue e em nossa alma. Ela está permanentemente presente em nosso estilo, em nossa psicologia, em nossa concepção de vida, em nossa história, em projeções de cultura, nos cultos religiosos, na culinária, nas artes, nas afinidades sociogeográficas, na miscigenação racial, na tropicalidade, nos sentimentos comuns e nos esportes. Por fim, estamos todos nós, impregnados de “negritude” tão cantada e decantada por Senghor, englobando as aspirações da raça negra, já reconhecida corno uma das grandes origens culturais da humanidade.

Nesta minha caminhada empresarial e diplomática, ainda tenho um sonho: que todas as pessoas do mundo sejam julgadas com base no seu caráter e não pela cor de sua pele ou por seu poder econômico-financeiro, e que todos os homens respeitem a dignidade e o valor da personalidade humana. Ainda sonho, hoje, que um dia o Cordeiro e o Leão ficarão lado a lado, e todos os homens poderão sentar-se sob sua vinha e sob sua figueira, e ninguém sentirá medo, porque se houver amor não haverá mais guerras, nem lutas, nem intolerância. Se houver amor efetivamente, haverá a integração e a paz entre os povos.

Com o mudo globalizado, devo dizer sem medo algum de errar que, para que as empresas ou entidades sejam vencedoras, é necessário que façam parcerias, que tenham informações (pois esta será a moeda do futuro) e que sejam altamente profissionais. As pessoas, os diretores e as empresas precisam ser empreendedores, com visão de futuro; seus produtos ser de qualidade e com preço competitivo. As pessoas precisam ser transparentes, leais e possuírem ética profissional. Também necessitam de uma visão humanística e holística, com velocidade nas decisões. Esses são, no meu modo de entender, os pontos fundamentais para se atingir qualidade total.

Na virada do século, espero que a justiça jorre como água e o direito seja como um rio caudaloso, e que a verdade, a lealdade e a honestidade sejam arados para semear no coração dos seres humanos a paz, a harmonia, a integração e a união para a felicidade de todos. Só assim poderemos chegar ao 3º Milênio com um mundo melhor, no qual a liberdade de pensamento, a igualdade de oportunidade a todos e a fraternidade entre todos os povos não sejam meras aspirações, mas uma concreta realidade, pois os homens são fortes quando representam ideias fortes, e fracos quando a elas se opõem.

“A obra do homem acabará sempre em fracasso se não levar o selo da mente. O cérebro deve projetar com cuidado e meditação antes que a mão possa executar”.

“Quem deixa de fazer com medo de errar, ignora que a vitória é o fruto da experiência adquirida nas lutas através das próprias derrotas”.

 

Grupo Moura Santos

Avenida Prefeito Ornar Sabbag, 1231

 80210-000 Curitiba – PR

(41) 264-8800 (41) 264-9595 (41) 264-9797

E-mail: gruprnoursantos@crt.sol.com.br

Enviar por e-mail