Carregando...

Conceição Aparecida Dos Santos Barindelli

Postado em

Conceição é coordenadora geral do CENTRO DI CULTURA ITALIANA PARANÁ/ SANTA CATARINA. Dinamismo sempre foi o seu forte. Em São Paulo seu marido, Luigi Barindelli era diretor do Departamento Elétrico e Mecânico do Controle de Qualidade da Itaipu Binacional e ela era responsável pelo pool de secretárias, também da Itaipu. Quando o departamento foi transferido para Curitiba, a família Barindelli veio também, fixando residência aqui em Curitiba em 1990.

 

Como o casal trabalhava na área social em São Paulo e idealizava uma instituição sem fins lucrativos para divulgar a língua e cultura italiana, em junho do ano de 1992 foi fundado o CENTRO DE CULTURA ITALIANA PR/SC com sede na PUCPR, Campus Prado Velho. São cursos de extensão universitária para adultos e melhor idade; para crianças em escolas municipais, estaduais, particulares, intercâmbios com Universidades italianas e posteriormente cursos profissionalizantes e Centro de Formação. Constantemente se atualizando Conceição fez vários cursos. Técnica em Secretariado, Administração e Contabilidade e História da Imigração Italiana, e participa de diversos congressos de Língua e Cultura Italiana na América Latina e Itália.

Com cordialidade os funcionários são como uma família. Semanalmente se reúnem para traçar objetivos, discutir problemas e a resolução dos mesmos. Críticas construtivas resultam em amadurecimento de projetos.

Além do investimento em cursos de reciclagem, técnica e comportamental, para os professores são proporcionados cursos de aperfeiçoamento semestrais na sede da PUCPR e anualmente grupos de professores são enviados para cursos na Universidade de Perugia, na Itália.

Para Conceição a sua profissão é a realização de um sonho. Graças aos subsídios do Governo Italiano e a vontade de Escolas Privadas, Associações Ítalo-brasileiras, Secretarias de Educação de Municípios e Governos Estaduais, hoje o Centro conta com 10.567 alunos em 48 cidades dos Estados do Paraná e Santa Catarina, sendo que mais de 6.000 são crianças que aprendem a língua italiana sob a sua coordenação e em 10 anos de fundação é o maior Ente Gestor, por circunscrição consular da América Latina.

 

CENTRO DI CULTURA ITALIANA PARANÁ/SANTA CATARINA

Av. Imaculada Conceição 1155

80215-030 – Prado Velho – Curitiba – PR

Tel: (41) 330-1592 / 330-1696 Fax: (41) 332-0867

cciprsc@rla13

Enviar por e-mail