Márcia Helena Sut Ribeiro é carioca. Advogada, está morando no Paraná desde 1999, onde exerce o cargo de Auditora Fiscal da Receita Federal em Foz do Iguaçu. No Rio de Janeiro, trabalhou na Secretaria Municipal da Fazenda como fiscal de atividades econômicas. Pós-graduada em Direito Tributário, Márcia fez diversos cursos de extensão nas áreas jurídica e filosófica. Mas é na literatura que ela se realiza.
Autora de poesia e contos participou de diversas coletâneas tendo sido premiada em várias ocasiões. Márcia é membro da Academia de Cultura de Foz do Iguaçu. Seu livro de poesias, “O Todo dos Fragmentos”, está pronto, apenas aguardando publicação. Em novembro do ano passado, lançou “Sonho e Cicatrizes”, na Livraria Guignone, em Curitiba, com o selo “Cadernos do Espanto” da editora “Quem de Direito”. Nesta obra, Márcia (Helena Sut) coloca no papel uma experiência narrativa bidimensional com pensamentos, inquietações e dúvidas.
Atualmente seu livro “Beatriz Navegante” está sendo impresso. Nesta obra, Márcia mescla conhecimentos jurídicos e metáforas. É um mandado de segurança literário com anexos que valorizam as realizações de “Beatriz Navegante”, álter ego da autora.
As metáforas dominam suas fases. “Em Sonhos e Cicatrizes”, o pássaro era a figura metafórica com a qual a autora se identificava. A criação e a vida estavam traçadas num voo infinito, e as tentativas de Márcia buscavam impossibilidades. Na obra fica clara a angústia de ser e de querer ser absoluta.
Em “Beatriz Navegante”, mais madura, Márcia mostra-se mais próxima e satisfeita com a realidade. Ela é o oceano onde navega. Mas, como costuma dizer: “Parte de mim ainda é pássaro, voa rumo ao infinito, sonho e poetizo, e parte de mim é navegante, mãe realizada e poeta, navega no horizonte … “
Atualmente está escrevendo um livro de contos, “Colcha de Vivências”, no qual ela coloca o que chama de pequenos retalhos de loucuras, textos para os quais transporta suas experiências para o papel.
Fragmenta seu eu – identifica-se com dois nomes: Márcia Ribeiro é seu alicerce esforço e trabalho. Helena Sut é sua transparência, escritora e poeta.
Finalizando, nesta entrevista Márcia homenageia Lucy Sut Ribeiro, mãe maravilhosa e exemplo de profissional, psicóloga psicanalista que tanto a incentivou na conquista de seus ideais e a inspirou a ver o mundo de forma particular e Bárbara Ribeiro de Brito, filha personagem, sua maior realização.
MÁRCIA HELENA SUT RIBEIRO
Rua Rui Barbosa, 1786, ap. 1502
85852-120 Foz do Iguaçu – PR