Carregando...

Maria Augusta Araujo

Postado em

Em 1968 quando se formou na Escola Normal de Educação Familiar, Maria Augusta Araújo, começou a dar os primeiros passos rumo a uma carreira profissional marcada por desafios, coragem, conquistas e acima de tudo perseverança. Trabalhou no Serpro. Cursou Economia da Universidade Federal do Paraná. Em 1972, foi aprovada no concurso da Inspetoria Geral de Finanças em Brasília, e na volta estagiou na Receita Federal durante um ano.

 

Nos seis anos seguintes, trabalhou com Consultoria de Projetos e Engenharia de Sistemas, na área de planejamento de estudos de viabilidade socioeconômica para implantação de projetos de desenvolvimento urbano e eletrificação rural.

No ano de 1978, durante o governo Ney Braga, foi convidada pelo Secretário Oscar Alves a assumir um cargo de confiança na coordenadoria da Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social do Estado do Paraná. Neste período passou pelo grupo de planejamento setorial e posteriormente assumiu a assessoria técnica da Fundação de Saúde Caetano Munhoz da Rocha.

Atuou na coordenadoria de planejamento do SENAC de Curitiba, onde coordenou o programa “Maturidade e Qualidade Vida” iniciativa pioneira no Sistema SENAC em todo o Brasil, criado pelo SENAC Paraná.

Em 1999 foi convidada pelo Presidente e pelo Diretor Regional do SENAC/PR a assumir a gerência no Núcleo de Negócios do SENAC de Curitiba. A partir daí o grande desafio estava lançado: implantar um novo modelo de gestão, com o foco na missão da instituição de desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho. A implantação de conceitos de agilidade, flexibilidade e inovação foram exigências fundamentais para atender a demanda de mercado.

O Núcleo de Negócios do SENAC de Curitiba tem como área de abrangência 44 municípios. É formado pelo maior centro polivalente de formação profissional de todo o Sistema SENAC localizado no centro de Curitiba pelo SENAC – Portão e pela Unidade de Negócios do SENAC de Paranaguá.

Somente em 2001 capacitou 39.000 novos profissionais para o mercado de trabalho. Entre os destaques do ano estão os programas de desenvolvimento gerencial para grandes montadoras de veículos, a realização de cursos “ln Company” na área de gastronomia para restaurantes de diversos segmentos, além dos programas de Responsabilidade Social como o “Em Busca da Empregabilidade”, que já atendeu gratuitamente mais de 5.000 desempregados, e o “Senac Ensina”, voltado ao resgate da cidadania e alfabetização de adultos carentes.

Ela espera continuar compondo este modelo de gestão do Senac, iniciado em janeiro de 2001, investindo em toda a equipe, obtendo resultados cada vez melhores, pois para ela, trabalhar com formação profissional é muito gratificante porque, na maioria das vezes, auxiliamos na concretização de sonhos. O SENAC é uma fábrica de sonhos concretizados e de muito trabalho. Sonho de uma melhor qualidade de vida, sonho de crescimento profissional, sonho de conquistar seu próprio sustento e, sobretudo, dignidade.

 

SENAC

Rua André de Barros, 750

80010-080 Curitiba – PR

Tel: (41) 219-4700

curitibacentro@pr.senac.br

Enviar por e-mail