RUTH MARIA GRAF
Sensível, moderna, estudiosa e competente, a médica cirurgiã plástica Rute Maria Graf é antes de tudo uma artesã do belo.
Empolgada com o seu trabalho, ela busca um novo conceito para a beleza do ser humano. Casada com o endocrinologista Hans Graf. e mãe de três jovens:
Juliana, Letícia e Cristhie.
Rute Maria Graf consegue conciliar a vida profissional com a familiar, mantendo a união e a felicidade entre todos. Lúcida e consciente do bem que promove, ela afirma que gosta de fazer o que faz.
Para ela, ver uma paciente sorrir feliz é o pagamento máximo na sua profissão.
VALORIZAÇÃO – Meu marido me dá muita força. Ele reconhece o valor do meu trabalho. No casal, essa ajuda mútua é muito importante. Um valorizando o outro, os dois crescem e fortalecem a própria união.
DETALHES – Na cirurgia plástica, os detalhes são muito importantes para a reconstrução da beleza. É maravilhoso poder ajudar as pessoas, poder melhorar as alterações causados pelo passar dos anos ou conseguir reconstruir um pedaço, que foi deformado por alguma razão e fazer a pessoa voltar ao normal.
NATURALIDADE – O mais importante em uma cirurgia plástica é devolver a naturalidade à pessoa, dar-lhe proporcionalidade e real beleza. Sem exageros.
EVOLUÇÃO – Antes, minha clientela era em sua maioria de mulheres. Hoje, os homens também me procuram. Eles saltaram de apenas 1% para 15%. Eu acho ótimo. Grande número dos homens procura corrigir a papada dos olhos, enquanto as mulheres querem recuperar as formas físicas perdidas com a gestação e com a amamentação. Há técnicas fantásticas com cicatrizes minúsculas para cirurgias de seios, abdômen, face e correção da musculatura. A evolução da cirurgia plástica é maravilhosa. Não uso mais quase nada do que aprendi no início da minha carreira profissional.
REJUVENESCIMENTO – Um dos melhores exemplos da evolução da cirurgia plástica para pessoas que não sofrem de flacidez está no uso do laser. O rejuvenescimento que ele traz é poderoso. Ele serve também como complementação da cirurgia plástica. Tira-se a flacidez, dando-se uma . levantadinha discreta, e se termina o embelezamento com o uso do laser. Uma cirurgia de pálpebra inferior não necessita mais de cicatriz embaixo dos olhos. Mas é contraindicado para peles mais escuras. Nesses casos, só podemos usá-lo fazendo um tratamento de pele antes da operação, diminuindo a quantidade de melanina dos melanócitos, responsáveis pela cor da pele.
MODERNIDADE- O peelíng químico não oferece uniformidade, deixa crostas, escamas, porque nunca conseguimos saber qual a profundidade atingida, uma vez que o produto age nas células seguintes. Mas com o laser computadorizado se vai na profundidade desejada, atuando suavemente e com uniformidade. Uma semana depois a pele está formada e recuperada. A autoconfiança do paciente também.
EMPOLGAÇÃO -Acho fantástico poder realinhar a fibra elástica que, com o envelhecimento, fica alterada. Isso empolga o profissional. Mas houve um tempo que a cirurgia plástica era um ramo masculino. As mulheres médicas não tinham acesso. Imagine que o Hospital das Clínicas não possuía alojamento para mulheres cirurgiãs, Então, fui para o Hospital Nossa Senhora das-Graças e lá, junto com outros médicos, conseguimos a aprovação para residência de mulheres médicas-cirurgiãs.
VALOR – Para a mulher ganhar credibilidade tem de dedicar-se muito mais. Trabalhar muito para conseguir o seu lugar. De qualquer forma, estamos sempre aprendendo …
ESPECIALIZAÇÃO – Sou formada há 21 anos pela Universidade Federal do Paraná. Fiz residência no Hospital Nossa Senhora das Graças, especialização no Rio de Janeiro e depois em São Francisco, na Califórnia. Meu marido também fez cursos de especialização, mestrado e doutorado. A reciclagem, o aprimoramento. É muito importante. Nos faz conhecer muitas novidades e isso acarreta também mais trabalho. Sou sempre chamada para fazer palestras em diversas partes do país, onde exponho meus conceitos.
ENXERTOS – Há métodos que eu condeno. Sou contra os enxertos de silicone, envolvido em colágeno, preenchendo os espaços profundos. O colágeno é absorvido pelo organismo e o que resta é o silicone e como é líquido vai descendo deixando um péssimo resultado. Nas mamas, as próteses de silicone usadas precisavam ser trocadas a cada dez anos. Hoje existem próteses que não precisam ser tiradas, pois não dão reação no organismo. Também há outros produtos utilizados que não causam reação ao organismo. O artecol e o botox são um exemplo. Não incha e o resultado pode ser imediato.
INSTITUTO -Trabalho no Hospital Nossa Senhora das Graças. No Instituto Graefe, no Instituto Graf, no Centro Médico de Laser onde tenho o Foto laser. Trabalho inclusive aos sábados. Uso também o Photoderm que são raios de luz atuando profundamente na pele. Ele retira, por exemplo, manchas senis, pelos ou uma veia indesejada na face e até tatuagens, sem deixar cicatrizes.
UNIÃO – Uma de minhas filhas, a Christie, faz Medicina. Juliana dedica-se a artes e Letícia, que morou nos Estados Unidos, prepara-se para ser bióloga pesquisadora. Temos a casa sempre cheia e sabemos que mais importante do que o tempo que passamos juntos é a qualidade. Na nossa casa, acordamos no mesmo horário ‘e tomamos o café da manhã juntos, pontualmente às 6hr 30 min. Essa doação de cada um ao outro mantém a nossa família firme e unida. Adoro a minha família e a minha profissão. Dão-me energia, vigor e felicidade. E ver o sorriso voltar a um rosto antes infeliz, é o melhor pagamento que recebo.