Carregando...

Ilva Poitevin Aguiar

Postado em

A ARTE É PURA EMOÇÃO

Ilva autodidata, artista plástica, demonstrou seu dom nas artes começando a desenhar aos 12 anos por influência de sua mãe, também pintora. Estudou muito através de livros, pesquisou e observando grandes mestres, começou a sua carreira em 1975. Adaptou seus próprios métodos através de experiências e desde o início de sua carreira leciona Pintura e Desenho. Conhecida por suas telas, Ilva destaca-se com seus famosos quadros de cavalos, salientando suas formas e características transmitidas com conhecimento através de pesquisas. Esta é Ilva, que vive a pintura no seu dia-a-dia, que já expôs várias vezes na Argentina e que tem 20 individuais e centenas de exposições por todo o Brasil. Em 1997 fez uma individual na “Vox Galery” em New Jersey, USA. Com muito sucesso.

 

ILVA- Sou uma lutadora, vou sempre em frente em busca dos meus ideais. Temos que enfrentar as dificuldades, porque o retomo certamente vem. Importante para mim é conservar uma boa imagem, senão não somos ninguém. Tenho uma família unida que me faz ir em frente e ser feliz.

A ARTE JÁ NASCE COM A PESSOA que no decorrer de sua vida tem que desenvolvê-la através de mestres e de suas próprias experiências.

A ESCOLA DÁ O CONHECIMENTO, mas você sai da Faculdade de Arte como professora de arte e não como artista.

ORIENTO MINHAS ALUNAS para que procurem vários mestres, para que de cada uma possa adquirir novas experiências e dentro disso seguir o seu próprio estilo, com sua própria personalidade dentro da arte.

AS AULAS ME TRAZEM EXPERIÊNCIA, vivência, amizades e neste contexto todo a satisfação de poder se dar. Tudo que consegui aprender por mim mesma nestes anos, eu consigo transmitir as minhas alunas.

NUNCA PROCUREI CONDICIONAR O ALUNO no sentido de me copiar. Eles estão encontrando um caminho dentro de sua própria personalidade artística, sem influências.

HOJE TENHO DIDÁTICA porque fui pesquisar, me aprimorei, vejo o melhor caminho e consigo transmitir, e o resultado é bom.

OS REQUISITOS QUE UM ARTISTA DEVE TER para ser aceito como artista: primeiro talento, experiência, muito trabalho e pesquisa. Não ter medo de enfrentar as dificuldades ou a crítica.

O QUE FAZ UM ARTISTA É MUITO TRABALHO, é fazer da arte uma necessidade. Como a necessidade de respirar, comer, dormir ou amar.

ALGUMA$ PESSOAS NÃO SERÃO ARTISTAS porque trabalham pouco e encaram a pintura como um hobby. Falta aquela sementinha que já nasce com o artista.

A ARTE INDEPENDE DA INTELECTUALIDADE. Por muitos lugares que andei, conheci alguns artistas sem cultura. É algo além intelecto. A arte é pura emoção.

NA VERDADE, no momento que pinto um quadro parece que o meu pensamento vai além da realidade, inexiste, caminha para outro plano.

PASSEI POR VÁRIAS FASES. Fiz aquarela, guache, misturei acrílica com óleo, crayon, etc. Desenho é fundamental, é a base.

QUERER MUDAR NÃO É O CASO, mudo sem querer e de repente descubro uma fase diferente. Passei pelo academismo, depois o impressionismo, o expressionismo, e com certeza outras fases virão.

A VIDA PASSA TÃO RÁPIDA e no processo do descobrimento de coisas novas a arte é um horizonte sem fim, sem limites.

REALIZAÇÃO NÃO EXISTE. Posso dizer que galguei mais um degrau na minha escala. Considero que uma só vida é pouco para o artista se realizar.

MINHA PREFERÊNCIA POR CAVALOS. Foi influência de meu companheiro.com quem estou casada há 36 anos. Hoje moramos numa chácara e criamos cavalos o que me facilita estudá-los, observando principalmente o seu comportamento.

SÃO REGRAS QUE A GENTE SEGUE NO DESENHO que fazem a gente aprender formas, dimensões ,sem estudar anatomia. Para pintar cavalos tive que estudar suas raças e origens através de livros. Seu comportamento principalmente.

O ANIMAL COMO FIGURA DEVE TER A ANATOMIA PERFEITA, movimento e expressão. É a dificuldade do figurativo que tem que ser muito estudada. Fazendo esculturas muitas vezes vou tocar no cavalo para sentir os seus ossos e a sua musculatura para poder reproduzi-lo com exatidão.

O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO É FASCINANTE. Nas exposições que fiz na Argentina eu ficava pintando e as pessoas se entusiasmavam. Na magia do nascimento de uma obra, o público vê como surge o processo de começo e fim de um quadro.

NUNCA TIVE UM GRANDE SONHO, mas meus pequenos sonhos tomaram-se boas realizações. A vida é feita de pequenas grandes coisas.

 

ATELIER POITEVIN

Rua Atílio Bório 872

CEP: 80 050 250 Tel : (041) 2626232

Curitiba-Paraná

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights