Carregando...

Luiz Carlos Borges da Silveira: A história

Postado em

                                                          Contribuição na área da Saúde, Política, Empresarial e Cultural.

Luiz Carlos Borges da Silveira é médico, político e empresário. Nasceu na cidade histórica da Lapa-Pr, Filho de Darcy Borges da Silveira e Maria Helena Kaseker da Silveira.  Mas elegeu nossa linda Curitiba para viver e formar sua família, muito contribuindo para as áreas da Saúde, Política, Empresarial e Cultural. 

Sempre foi determinado e sonhava ser médico. Depois de ter feito seus primeiros estudos na cidade natal, veio para Curitiba e lutou arduamente para realizar seu sonho de ser médico. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1964.

Foi para o Sudoeste do Paraná, atuando na área, no inicio na cidade de Clevelândia, depois na cidade de Pato Branco fundando com mais três médicos a “Policlínica Pato Branco”, foi um longo e difícil caminho de trabalho e dedicação compensado pela satisfação de servir nesse sacerdócio que é a profissão de médico. 

Borges da Silveira relata episódios – alguns pitorescos – de sua vida pessoal, profissional e principalmente política, e relembra a convivência com personalidades políticas paranaenses e brasileiras – tudo com autenticidade e equilíbrio. Fala da infância na Lapa, sem pieguice, recorda a dura vida de universitário em Curitiba, sem tom de lamúria. Médico recém-formado, exerceu o cargo Médico Chefe do Distrito Sanitário da Região do Sudoeste Paranaense, enfrentando adversidades próprias de uma região que estava apenas começando a se desenvolver. Da carreira política, apesar das armadilhas humanas dessa ciência controvérsia, ele destaca as vitórias e seus efeitos positivos, relembra memoráveis campanhas eleitorais, em um tempo em que se formavam grupos de amigos que se apoiavam desinteressadamente, esperando do candidato apenas um trabalho sério em favor dos municípios e de sua gente. Até no empreendedorismo, sobretudo na educação, os relatos estão plenos de exemplos dignificantes.

Na atuação política, a carreira ditada pela vontade de contribuir e de mudar antigos métodos e viciados sistemas, começou em Pato Branco, onde foi vice-prefeito. Depois, Deputado Federal por três mandatos, incluindo a Assembleia Nacional Constituinte, com notável atuação em favor da Saúde Pública. Como militante político – partidário tem a marca do líder e conciliador. E fica-lhe bem o título de organizador de partidos. Ocupou o Ministério da Saúde com uma gestão verdadeiramente focada no futuro tanto que políticas, programas, campanhas e projetos então adotados, alguns até polêmicos, por inovadores que eram, continuam em prática, apenas naturalmente atualizados. 

No Ministério deixou um legado importante, combateu o Fumo exigindo a inserção da frase “Fumar é prejudicial à Saúde” nos maços de cigarros. Autorizou os produtos Dietéticos no Brasil. Criou a rede de Hospitais do Aparelho Locomotor a partir do Hospital Sara Kubitschek de Brasília-DF. Programa de Assistência Emergência a Acidentado SIATE parceria Corpo de Bombeiros. Exigiu o controle de sangue em transfusões, criando uma Rede de Hemocentros. A criação do “Zé Gotinha” símbolo que transformou a campanha de vacinação no Brasil, considerada um dos melhores programas do mundo, erradicando a pólio em todo o território nacional.  É conhecido como o Ministro Pai do Zé Gotinha. 

Foi Presidente do Parlamento Brasileiro de Saúde, Presidente da Comissão de Saúde na Câmara dos Deputados, Presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clinica do Paraná, no momento Presidente do Conselho Superior da Associação dos Amigos do HC e Presidente do Conselho Superior da  Associação Comercial do Paraná, foi Secretário de Ciências e Tecnologia do Estado do Tocantins, Secretário de Desenvolvimento e Trabalho – Palmas – TO, autor do Projeto Ética Escolas Técnicas Integradas à Comunidade Agrícola. 

Na educação implantou seis Faculdades nas seguintes cidades do Paraná: Cascavel, Pato Branco, Campina Grande do Sul, Arapoti, Curitiba e Lapa. Criou e foi Pioneiro no Ensino a Distância no Brasil e sua empresa utilizava salas de aulas por todo o território com cursos através da Universidade do Tocantins e FAEL – Faculdade Educacional da Lapa, hoje Centro Universitário. Implantando o primeiro ensino à distância com 100 salas de aulas e 4 mil alunos.   Antecipou-se às Políticas Sociais Públicas um curso pré-vestibular à distância, a Faculdade Livre da Terceira Idade e um Curso de Inclusão Digital para menores carentes, todos gratuitos. 

Como Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, organizou o Simpósio Nacional de Saúde, que aprovou o Sistema Único de Saúde para o Brasil, o primeiro passo para a implantação do SUS.

Cidadão Honorário de mais de 90 cidades do Paraná, inclusive Curitiba; Cidadão Benemérito do Paraná – ALEP e da cidade da Lapa – Paraná. Recebeu inúmeros troféus entre eles, 10 anos sem Paralisia no Brasil homenagem ao criador do Zé Gotinha; Troféu Imprensa Brasil cidade de Curitiba ”Top Of Mind Quality Gold”; Certificado da Escola Superior de Guerra e do Simpósio Internacional da Universidade Bar-Ilan Israel; Grã Cruz da Ordem do Rio Branco, Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, Ordem do Mérito das Misericórdias; Ordem da Cruz de Mauá – Governo Federal, Ordem Estadual do Pinheiro Governo do Paraná, Grã Oficial Ordem e Mérito das Forças Armadas; Ordem do Mérito Aeronáutico; Ordem do Mérito Militar; homenagem Memorias do Paraná com depoimento da trajetória de vida pela Academia Paranaense de Letras GRPCOM e Clube Curitibano. 

Inúmeras medalhas e comendas entre elas: Comenda Candido Fontoura-SP; Mérito Farmacêutico no Brasil; Comenda da Inconfidência Mineira – Minas Gerais; Comenda MMDC Exército Brasileiro; Comenda General Carneiro – Lapa-PR.

Representou o Brasil em missões diplomáticas em mais de 10 países. 

É membro fundador da Academia de Cultura de Curitiba e membro da Academia de Medicina do Paraná. Atualmente é Diretor Administrativo do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. 

É escritor com livros publicados “Biografia Borges da Silveira”, “Era o que tinha a Dizer”, “Depoimentos de Programas, Discursos e Projetos na Câmara” “Despertar Cidadão” “Minha Vida Pública”, “Nova República – 30 anos de altos e baixos.”

É casado com Maria Inês Hirt Pierin também filha de Lapeanos, Iolanda Hirt e João Pierin, e têm três filhos Valéria, Luiz Carlos Filho e Leandro e cinco netos.

 

Borges e Maria Inês

                                                                                                      Luiz Carlos Borges e Maria Inês

 

Maria Inês

Maria Inês é Pedagoga com Especialização em atendimento Materno Infantil, Curso de História da Arte com especialização em Decoração de interiores, Curso e Especialização em Cerimonial, Etiqueta Social e Marketing Avançado. Realizou o Curso de Gestão do Luxo pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Institut Superieur Du Commerce de Paris. É Consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado, ministra Cursos e Palestras. Diretora do Instituto IHCL da Lapa e coordena o Festival de Cinema da Lapa por muitos anos. 

É Presidente da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR

Foi Vice-presidente da Associação dos Amigos do HC e coordenadora da Comissão de Pequenas Demandas e da Cultura do HC. Presidiu a Associação de Mulheres de Negócios de Curitiba por dois mandatos. É membro do Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense de Cultura, Centro de Letras de Pontal do Sul e membro da Academia de Letras e Artes de Pato Branco. Recebeu diversos troféus, títulos e homenagens por sua atuação cultural, empreendedora e filantrópica, destacando: Cidadã Honoraria de Curitiba; Cidadã Benemérita da Lapa –Pr; Personalidade Feminina do Paraná; Destaque Feminino na cidade de Brasília-DF, na cidade de Belo Horizonte –MG e na cidade de Curitiba-Pr; Troféu Taborda França do Rotary Internacional, Troféu “Soroptimist Internacional”; Troféu Imprensa Brasil. Top Of Mind Curitiba, homenagem “Memorias do Paraná” com depoimento da trajetória de vida pela Academia Paranaense de Letras GRPCOM e Clube Curitibano. Entre diversas menções honrosas da Câmara Municipal de Curitiba e da Assembleia Legislativa do Estado, recebeu a Comenda 324 Anos de Fundação da Cidade de Curitiba, Comenda Dia da Consciência Negra e a Comenda Embaixadora da Cultura da Academia Francesa de Cultura-Paris e da Academia de Cultura de Curitiba e a Comenda 250 Anos da Cidade Histórica da Lapa-Pr pelos seus trabalhos na área cultural. 

 

Luiz Carlos Borges da Silveira e família

                                                   Borges da Silveira, Maria Inês, os filhos Leandro Luiz, Carlos e Valéria e a nora Anelise

 

É escritora com vários livros publicados, entre eles: “Viver com Elegância não é Difícil”, “Lapa, Tropas e Tropeiros”, “Cerimonial Público e Privado”, além de participar com contos em publicações coletivas. 

Como diz o ditado: “ ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher”. O casal formou uma linda família e que deu certo na vida conjugal, empresarial e profissional. 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights