Carregando...

“Não te escolhi minha Curitiba, você me escolheu…”, expressa Cesar Monteiro

Postado em

César e seu filho Pedro

 

Quando com apenas 4 anos de idade, cheguei a Curitiba que se tornou minha cidade da alma e do coração, eu não compreendia como aqui eu me realizaria.

Em 1970 meus pais, ambos professores, vieram de Maringá, norte do Estado do Paraná, com quatro filhos, crianças do interior. Cheguei a capital sem me dar conta de quanto a vida seria generosa para comigo. Não havia eu escolhido vir ou sequer viver nesta querida cidade, porém ao longo desta jornada, fui adotado por Curitiba, e aos poucos me tornei seu filho legítimo. 

Aqui pude compor através de todas as possibilidades, conquistar e ser quem me tornei…

Estudei em escolas públicas, pude viver e ver o crescimento de meu bairro, antes de ruas de terra e valetas abertas. Sou filho de pessoas simples, trago no coração o saudosismo da simplicidade de meus avós, que com certeza desenham minha essência e minha verdadeiras características.

Curitiba, sempre tão generosa em distribuir de graça suas riquezas culturais, foi onde pude buscar e desenvolver meus talentos e aptidões. Aos 13 anos comecei a fazer aulas de dança na escola que até hoje existe, Ballet Coppelia. Foi um salto alto e rápido pois descobri que através da dança poderia me libertar e chegar a lugares onde sequer imaginava que existissem. Também nesta época eu já corria atrás de fazer o meu sustento, mesmo tendo uma casa e dignidade dada por meus pais, sempre fui desafiado a buscar mais, sempre um pouco mais.

 Me recordo que quando criança, colhia agrião à beira de um córrego perto de minha casa onde ia vender aos vizinhos, vendi sorvete e nunca me esqueci do som do apito que ecoava bairro afora, engraxei sapatos, enfim sempre tive o ímpeto de ir atrás, foi assim que Curitiba me proporcionou eu ser quem sou …

Desde muito jovem, ajudei minha mãe nos afazeres do lar e em sua pequena confecção.  Posteriormente comecei a trabalhar de auxiliar, cortador e aprendi o ofício de modelista industrial. Sempre criativo e com muita disposição me tornei um estilista, que maravilha! Eu vi então que Curitiba era a porta de entrada a diversas possibilidades as quais me permiti. A moda foi o grande marco de minha vida, mesmo sem profundo conhecimento dos que eram realmente os grandes da alta costura. Me tornei um costureiro respeitado por Curitiba e alcei voos maiores. Pude vestir 6 misses Brasil para o concurso de Miss universo, Miss Mundo e Beleza Internacional, sendo por duas vezes minhas criações eleitas como o melhor traje. Também elaborei vários modelos para as candidatas a Glamour Girl, promoção de Dino Almeida colunista social um ícone da sociedade. Trabalhei com grandes marcas de roupas nacionais, Fórum, Moficier, Rosa Chá e a maior marca regional que já existiu em Curitiba a Sexxes.

Em 1995 quis romper as barreiras e fui me aventurar em São Paulo, a maior experiência que um pacato ex menino do interior, e curitibano de coração poderia imaginar fazer. Lá, em um ano pude ver minhas criações expostas em 16 capas de revistas nacionais, assim como poder estar desenvolvendo o que mais amo fazer, o carnaval. Fui contratado pela GAVIÕES DA FIEL onde tive o privilégio e honra de ter dois títulos e ser o primeiro destaque de luxo desta agremiação, durante cinco anos. Conheci e trabalhei com os maiores nomes do carnaval nacional, Rosa Magalhães, João Trinta, Roberto Shemievisk, Jorge Freitas e outros maravilhosos artistas da nossa maior expressão cultural nacional.

No ano de 2.002, de volta a Curitiba, uma nova fase se inicia. Com herança de minha avó materna Maria do Carmo Gomes, decidi mudar todo o roteiro de minha arte, me direcionando para a Gastronomia. Criei a César Monteiro Fine Cuisine, na qual nestes 16 para 17 anos, pude mais uma vez provar a fidelidade dos curitibanos. Que privilégio poder servir as mesas mais elegantes e exigentes de nossa amada cidade.

Gratidão é a palavra que rege. Gratidão a Deus.

Gratidão por ter nesta cidade todas grandes oportunidades que eu tive.

Gratidão a cada pessoa que me ajudou a construir minha história.

Gratidão ao que está por vir. Obrigado Curitiba!

 

César Monteiro—Empresário. Proprietário da empresa César Monteiro Fine Cuisine,

 

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights