Carregando...

Lauro Grein Filho

Postado em

Lauro Grein Filho é presidente da Cruz Vermelha do Paraná desde 12 de janeiro de 1967. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1943, recebeu o prêmio de lº lugar em Clínica Médica. No ano seguinte, transferiu-se para o Rio de Janeiro, realizando pós-graduação em Cirurgia Geral no Hospital Miguel Couto e Ginecologia na Santa Casa de Misericórdia.

 

 Em 1945, retornou a Curitiba, assumindo em Castro, por designação do governo estadual, as funções de diretor do Hospital de Caridade Bom Jesus, Preventório Infantil Manoel Ribas, Maternidade Santana e Posto de Higiene.

Em dedicações complementares, foi diretor do “Castro Jornal” e da rádio “Castro”, presidente da Câmara Municipal do Partido Social Democrático, do Clube União e Progresso e do Caramuru Esporte Clube.

Regressou ao Rio de Janeiro, em 1960, realizando especialização em Otorrinolaringologia na clínica do Professor José Kos. Ao voltar para Curitiba, em 1962, foi designado médico do IPE, e eleito presidente da Cruz Vermelha do Paraná, cargo que ocupa ao lado de uma série de atividades científicas literárias e sociais. Lauro é frequentemente nomeado representante do Brasil em Congressos Internacionais da Cruz Vermelha e visitas oficiais a vários países da Europa e América Latina.

Exerceu a presidência da Academia Paranaense de Medicina, da Sociedade Brasileira de Médicos escritores, do Centro de Letras do Paraná, do Lions Curitiba Centro e do Clube dos 21 Irmãos Amigos.

É vice-presidente da Academia Paranaense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.     ·

Cidadão Honorário de Curitiba e de Castro, Lauro foi agraciado com as comendas:

Cruz de Alta Distinção da Cruz Vermelha Brasileira, Grã-Cruz de Cavaleiro da Ordem Soberana de Malta, Medalha de Mérito do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Cruz de Mérito Médico e Ciências Afins do Instituto Histórico Paranaense de Medicina, Comendador da Honorífica Ordem da Cultura da Academia de Cultura de Curitiba, Comenda Honorífica da Ordem da Filantropia, Mérito Ético-profissional do Conselho Regional de Medicina, Medalha da União Brasileira de Trovadores.

 

LAURO

 

Nasci em Rio Negro, no dia 9 de agosto de 1921, filho de Lauro Grein e Maria Conceição Sabóia Grein. Meu pai é descendente da colonização alemã que se instalou em Rio Negro, em 1829. Minha mãe tem ascendência portuguesa. Em maio de 1926, vim para Curitiba, fazendo meus estudos primários na escola de Dona Carola e Colégio Bom Jesus. O secundário cursei no Ginásio Paranaense e no Colégio Ateneu, onde graduei-me em 1935, cursando o pré-médico em 1936 e 1937. Ingressei na faculdade em 1938.

No exercício da direção da Cruz Vermelha, tenho trabalhado no sentido de cumprir as metas da Instituição, voltados à preservação do homem em suas necessidades físicas e sociais. Trata-se de um amplo leqµe de atividades que acrescido à direção do hospital, tem me proporcionado, através de atividade generosa e dedicação integral, uma ampla experiência de vida. Essa é a minha missão, o meu trabalho, a minha vida.

O caminho que percorri foi o da dedicação, do empenho, da iniciativa e da responsabilidade.

Todas as atividades que me têm sido concedidas, assumo com o máximo de minhas energias, tudo o que sei e que posso. .        ·

O ideal para atingir meus objetivos é a atuação devotada, enérgica e competente, objetivando um aprimoramento cada vez maior.

A minha vida particular coincide com o que alcancei no meu trabalho. Minha mulher, Zirce Rolim de Moura, é uma pessoa desvelada no seu cumprimento de esposa e mãe, atendendo a um lar de cinco filhas, cinco genros e 13 netos. Gosto imensamente da família irmanada, 25 pessoas, minhas estimas, minha glória, meus amores.

Gosto dos meus amigos, dos almoços que nos reúnem todas as quintas-feiras, dos domingos de manhã na Boca e do futebol à tarde. Gosto dos dias ensolarados, que animam a vida, alegram a alma e irradiam os horizontes. Gosto também dos dias cinzentos que induzem a imaginação, serenam o espírito e esmaecem os poentes. Gosto da chuva que cai lá fora, irrigando a terra, que alimenta o homem na prodigalidade das colheitas.

Nos tempos de acadêmico pratiquei vários esportes e colecionei selos. Hoje, o “hobby” é meu trabalho: a presidência da Cruz Vermelha e do hospital, o Instituto Histórico e Geográfico e as várias presidências que tenho exercido nos últimos anos.

Para o mundo: a paz entre os homens, para que o mundo, cada vez mais engrandecido no estudo, na ciência e na tecnologia, possa contribuir para a felicidade que todos almejam.

A propósito, uma palavra: “Reciprocidade”, termo com que Confúcio definiu a harmonia do relacionamento humano.

Uma mensagem para o futuro: Gosto das crônicas que escrevo, dos livros que pu­blico, a levarem a sinceridade dos meus conceitos, às luzes dos demais, seus juízos e opiniões. Despido de maiores ambições, agradeço a Deus o que fiz por merecer à medida do trabalho, dos esforços e iniciativas, poupando-me de sentimentos menores no meu caráter e no meu coração.

 

Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Paraná

 Avenida Vicente Machado, 131 O 80420-011 Curitiba – PR

(41) 232-6622

Enviar por e-mail
Verified by MonsterInsights