DIVIDO O SUCESSO
Dra. Deisi Noeli Weber Kusztra cursou Medicina na Academia de Medicina de Cracóvia, na Polônia e em convênio com uma Universidade Americana, fez residência nos Estados Unidos em Pediatria Social. Possui pós-graduação em Saúde Pública e especialização em Administração Hospitalar, Planejamento e Desenho de Programas de Saúde Materno-Infantil, Gerência Financeira de Programas e Projetos na área de Saúde e Administração Pública. Desde 1980 é consultora concursada do Sistema Nações Unidas. Atualmente é Diretora Geral da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Saza Lattes, Coordenadora da União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade e à Infância e Presidente Mundial da Organização Mundial da Família.
DRA.DEISI -Trabalhei em diversos países principalmente na África do Norte, como Egito, Nigéria, Emirados Árabes e Líbia. Na Líbia fiquei 6 anos e desenvolvi todo o Sistema de Saúde do país. Foram planejados, construídos, equipados e operacionalizados 6 Hospitais Distritais e 234 Centros de Saúde.
VOLTEI NO FINAL DOS ANOS 80 quando minha única filha, nascida na Líbia, estava em idade escolar eu e meu marido, que é canadense e Cirurgião Plástico, decidimos que gostaríamos de morar por um tempo no Brasil. Solicitei à minha agência que na medida do possível, minha próxima missão fosse no Brasil. Através da UNICEF, a Associação Saza Lates, na época em crise, foi identificada como uma entidade que poderia ser beneficiada com o meu trabalho. Fui conduzida a este posto por dois anos.
NA APMI SAZA LATES, durante três meses dediquei meu tempo ao estudo da Instituição. Elaborei um Plano de Trabalho o qual foi apresentado à Diretoria e com valioso apoio da Presidente Mariza Soares de Azevedo, aprovado em sua totalidade. Reformulamos tudo. Deu certo. Permaneço na Associação Saza Lattes até hoje.
APÓS DOIS ANOS NA SAZA LATTES, deveria mudar de posto, segundo regras das Agências do Sistema Nações Unidas. Fui então requisitada para o Ministério da Saúde, pelo então Ministro Luiz Carlos Borges da Silveira. Reorganizei a Divisão Nacional de Saúde Materno- Infantil e aprovei o maior projeto internacional em recursos financeiros para um Programa-Nacional de Saúde Materno-Infantil junto ao FNUAP
UNIÃO DAS APMI’ S: Durante minha. permanência em Brasília, tomei conhecimento que no Brasil haveria cerca de 3000 Associações de Proteção à Maternidade e à Infância Estudei minuciosamente a situação destas instituições e elaborei um projeto de reorganização e fortalecimento institucional para estas Associações. Foi aprovado pela então União Internacional dos Organismos Familiares ( UIOF) que me delegou a missão de coordená-lo. Criamos a União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade e à Infância
O TRABALHO REALIZADO JUNTO AS APMI’S, resultou em convite da UIOF para presidir a Organização na América Latina Em 1994, o Escritório Regional que estava na Colômbia veio a se estabelecer no Brasil, em Curitiba, sob a minha. presidência A esta altura a União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade e à Infância já havia identificado associações semelhantes em outros países e já formava uma rede hierarquizada mundial sob os auspícios da UIOF.
FUI ELEITA PRESIDENTE. Em dezembro de 1997 a União Internacional dos Organismos Familiares realizou a sua Assembleia no Brasil e nesta ocasião fui eleita Presidente Mundial da Organização. Assumi o cargo após 12 anos da presidência estar sendo exercida por uma portuguesa
ASSUMI A PRESIDÊNCIA MUNDIAL num momento histórico especial. O Sistema das Nações Unidas está passando por uma grande reforma, portanto nossa Organização também A partir de uma decisão do Conselho Geral, o nome “Organização Mundial da Família” foi adotado em substituição à União Internacional dos Organismos Familiares. Estamos liderando a elaboração do Plano de Ação para a Integração Social do III Milênio, que deverá ser aprovado pelas Nações Unidas no ano 2000.
A IMPORTÂNCIA E DIMENSÃO DO NOSSO TRABALHO ainda não é muito conhecida aqui, mas é a primeira vez que uma Organização Mundial do Sistema Nações Unidas é presidida por uma brasileira e comandada daqui de Curitiba Temos seis escritórios mundiais.
O PROGRAMA DA OMF é, a partir de 99, pôr em prática o nosso programa e a partir de Curitiba; comandar os projetos em favor das famílias do século XXI. O ano 2000 será o Ano do Voluntariado e no âmbito das Nações Unidas organizaremos uma Assembleia do Povo. Trabalharemos uma grande solidariedade a nível mundial formando grande contingente de voluntários que nos acompanharão aos mais diversos países do mundo.
APMI SAZA LATTES
Rua Maurício Caillet 265- Água Verde
Cep :80 250-110
Tel: (041)2426115
Curitiba-Paraná