A MISSÃO DO ARQUITETO É COMPREENDER SUA PRÓPRIA ÉPOCA
Esta curitibana, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica do Paraná, casou-se com Antônio Rubens Camilotti e partiu para Francisco Beltrão, onde reside há dez anos. E lá conquistou o seu lugar. Hoje é admirada, comentada e solicitada para os mais diversos trabalhos dentro da Arquitetura. Já fez residências, tanto o projeto arquitetônico como o de interiores, clínicas e consultórios. Venceu o concurso para reforma e ampliação da sede do Clube de Campo de Francisco Beltrão entre outros muitos trabalhos executados com aplausos. Constantemente ela circula em Curitiba, nas lojas de decoração onde encontra novidades para complementar os seus sempre concorridos projetos.
KAREN – Apesar das influências, fruto da globalização que é hoje uma realidade, procuro seguir a minha própria linha.
TENHO UMA FORMA DIFERENTE DE TRABALHAR, que se inicia com o projeto arquitetônico e vai até o de interiores. O meu trabalho se destaca da paisagem geral pela contemporaneidade que procuro lhe dar.
USO LINHAS RETAS, um trabalho limpo, leve, clean; alguma coisa que flutua entre o básico e o moderno.
EM CIDADES MENORES, temos a oportunidade de atuar em várias áreas da arquitetura Ao mesmo tempo em que estou projetando uma clínica, estou fazendo uma residência, uma loja, um escritório ou até mesmo um barracão. É um trabalho dinâmico e diversificado.
AS PROPOSTAS TÊM QUE SER ADEQUADAS, independente do meu gosto pessoal. Cada trabalho tem exigências especificas. Se estou fazendo uma loja tenho que saber qual é o público a ser atingido, qual a imagem a ser vendida. E em seguida vem todo um trabalho de pesquisa.
QUANDO NO PROJETO ARQUITETÔNICO, dou muita importância à luminosidade, gosto de pé direito duplo, espaços abertos, transparências. A casa deve ser um espaço não ocioso, apto a ser usado o tempo todo, essa dinâmica eu consigo através da integração dos ambientes que é uma característica constante no meu trabalho.
A DECORAÇÃO É MUITO SIMPLES quando se tem um espaço rico que fala por si. A iluminação cria cenários, destacando o que queremos valorizar. As cores bem distribuídas dão o clima desejado. No mobiliário o desenho bem definido e executado permite que tudo funcione de maneira imperceptível.
SEM FORMAÇÃO é muito difícil criar conceitos próprios e bem embasados. A formação acadêmica entra como sustentação de toda a experiência prática que virá com a realidade do dia-a-dia.
A ARQUITETURA É O REFLEXO DO NOSSO TEMPO, pois se transforma de acordo com o nosso comportamento e cultura.
VONTADE DE INOVAR é o que traz o cliente ao meu escritório. Geralmente não satisfeitos com o convencional, procuram novas soluções. Surpreendo-me positivamente com a aceitação de propostas arrojadas que muitas vezes fogem dos modelos habituais de uma cidade do interior.
AS IDÉIAS SURGEM muito mais de uma conversa despretensiosa do que daquela velha entrevista formal, porque é nas entrelinhas que se consegue visualizar o que o cliente deseja e definir o partido a ser seguido.
FICO FELIZ quando o cliente aprecia o projeto e não me lembro de nenhum exemplo em que não tenha acontecido assim. O cliente deve ser respeitado, se percebo que não vou convencê-lo daquilo que seria o mais coerente, prefiro mudar a direção, a me impor, pois acredito que com criatividade e bom senso sempre se chega ao equilíbrio entre a expectativa satisfeita do cliente e a consciência de se ter feito um trabalho sério.
NÃO APRECIO EXCESSOS, valorizo o design, a elegância das formas, cuido para que a circulação seja confortável e o espaço bem aproveitado. Cada peça escolhida tem a sua utilidade.
EM FRANCISCO BELTRÃO, as reuniões acontecem mais a nível de “dentro de casa”. Este comportamento deve ser considerado na hora de projetar nossos espaços.
ASSISIÊNCIA AO CLIENTE: Acompanho a obra com visitas frequentes e estou sempre atenta fiscalizando cada etapa e minimizando os problemas que aparecem, evitando assim o estresse que normalmente ocorre quando se constrói ou se reforma.
PROJETA ARQUITETURA E DESIGN
Travessa Frei Deodato 260
Cep; 85.601-620
Tel: (046)5233553 9751314
Francisco Beltrão – Paraná