Carregando...

Leticia Sguissardi Krause

Postado em

A CULINÁRIA COMO PROFISSÃO

Letícia estava partindo para Boston para Jazer um curso de pós-graduação em Marketing Internacional, quando, quatro dias antes de embarcar, seus planos mudaram. Decidiu não ir para Harvard, mas para The Culinary Institute of America, em New York. Estagiou em restaurantes americanos como o Les Pinasse e China Grill e especializou-se em chocolates e sobremesas na Suíça. Voltou ao Brasil e com sua irmã Analice abriu o Sguizzo na Rua 24 horas, point destacado para os amantes da boa cozinha que são recebidos pela Chef de Cuisine Letícia em grande estilo.

 

LETICIA – Como sempre gostei da Culinária, antes de viajar, eu tinha um pequeno negócio aqui em Curitiba no qual fazia chocolates que geralmente eram presenteados. Resolvi começar a cobrar e os pedidos não cessaram. Quando parti, a LSK ficou aos cuidados de minha irmã Analice. Fizemos um contrato entre nós de sociedade e embarquei para os Estados Unidos.

THE CULINARY INSTITUTE OF AMERICA em New York é algo que eu nunca havia imaginado. Não vi nada parecido aqui no Brasil. Lá se aprende sobre alimentos, química, prática, conhecer os Chefs mais famosos do mundo, aulas de degustação de vinhos entre muitos outros assuntos.

FIZ O CURSO DURANTE TRÊS MESES e a Faculdade entrou em férias. Conheci uma curitibana casada com um chef de cozinha que me arrumou um estágio num dos maiores buffets de New York. Foi a minha primeira experiência em cozinha industrial. Eu fazia de tudo, descascava milho, cebola, cortava alimentos e o que me fosse solicitado. Quando havia festas de príncipes me deixavam participar e ver como era servido o produto final. Foram maravilhosos comigo.

A CULINÁRIA 5 ESTRELAS exige um padrão perfeito. Saber combinar sabores, criatividade na apresentação dos pratos, tempo determinado de cozimento por causa do sabor e textura.

QUANDO TERMINEI O CURSO trabalhei em New York no Restaurante Les Pinasse. famoso por sua cozinha francesa com toque oriental. Consegui entrar com currículo e com cartas de recomendação. Lá a culinária é profissão.

FOI UMA DAS MELHORES EXPERIÊNCIAS QUE TIVE e cozinhei para gente famosa como Elton John, Tom Hank’s, Antony Hopkins, fora os super executivos que frequentavam a casa.

DEPOIS DE CONCLUIR O CURSO a minha intenção era ir para a França, para o berço da culinária, mas acabei me enlouquecendo com as sobremesas e os chocolates. Fiquei dois meses na Suíça me especializando. Perto do Natal regressei ao Brasil.

A MINHA IDEIA era abrir uma panificadora, aí soubemos deste espaço na Rua 24 horas. Eu e minha irmã viemos ver, nos encantamos e acabamos assumindo o ponto. Aí nasceu o Sguizzo.

COMEÇAMOS COM CORAGEM assumindo um risco super alto por nós mesmas, sem depender de ninguém.

A REFORMA FOI TOTAL. Encanamento, piso, decoração. Em quatro dias organizamos tudo e abrimos o Sguizzo com a ajuda de todos.

O PRIMEIRO DIA DE FUNCIONAMENTO FOI NORMAL, procuramos seguir o mesmo padrão do buffet anterior e com o passar do tempo, comecei a mudar gradativamente para as pessoas não sentirem as mudanças.

OS DETALHES SÃO IMPORTANTES e por ser o Sguizzo um restaurante 24 horas temos que fazer com que o pessoal da manhã, tarde e madrugada façam os pratos exatamente iguais. Esta é a parte mais difícil de manter, uma vez que nos três turnos o pessoal é diferente.

MINHA FUNÇÃO É SUPERVISIONAR a parte da cozinha, da confeitaria e do chocolate. Passar as encomendas, ensinar e ver se ficou do jeito que tem que ser feito. Sou super perfeccionista.

QUERO QUE O SGUIZZO SEJA VISTO como um restaurante diferenciado e que as pessoas passem por aqui para comer o prato de sua preferência.

 

RESTAURANTE SGUIZZO

Rua 24 horas – Loja 8

Tel (041)3232550

Curitiba- Paraná

Enviar por e-mail