VIVENDO O MEIO RURAL
VERA é esportista, joga vôlei, pinta nas horas de descontração e cuida de sua Fazenda, herança de seu pai, em Guarapuava há doze anos. Direcionando o seu reduto a plantação e a criação de gado Nelore e Charolês, participante de Leilões e Feiras de Gado. Essa mulher esportiva e apegada a terra, mostra-se especial. Curte o seu canto feito com muito amor e as músicas sertanejas de sua preferência.
VERA – assumi o comando da Fazenda há doze anos e antes disso era dona de casa. Havia feito a Faculdade de Pedagogia depois de casada. Quatro anos maravilhosos nos quais senti-me atuante, mas pelos filhos passei anos me dedicando a eles. Até que, depois deles encaminhados, chegou o momento de assumir minhas terras, um lindo lugar de criação de gado e plantação de soja milho e batata.
COMO SEMPRE CONVIVI NESSE MEIO, para mim não foi difícil voltar a essa atividade e, no vai e vem constante consigo dar continuidade ao trabalho que o meu pai iniciou com a ajuda de um excelente administrador que está comigo há muitos anos.
É UMA ATIVIDADE MUITO GOSTOSA porque a gente vê os bezerrinhos nascendo e crescendo e a plantação tomando vulto.
FIZ A MINHA SEDE desde a escolha do lugar, ajardinar, fazer a casa, decorar, enfim todos os detalhes necessários. Puxei água e luz e às vezes até pensei que não iria conseguir deixá-la como eu pretendia. Finalmente tornei o meu sonho realidade e agora ela está lá, linda e florida bem do meu gosto.
A COLHEITA JÁ VALE. É um trabalho difícil porque dependemos do tempo e a expectativa é grande, mas no final é gratificante e eu reconheço que tenho tido muita sorte.
EU VENDO BEZERROS Nelore e Charolês e sempre estou participando de Feiras relacionadas ao setor. Tenho bons reprodutores e agora estou aumentando o meu plantel.
JAMAIS SENTI ALGUMA NECESSIDADE pelo fato de ser mulher. Em Guarapuava minha família é conhecida e quando faço negócios lá, todos colaboram. Meu pai foi uma pessoa muito boa e importante no local e isso me abre portas até hoje.
FAÇO ESPORTE DESDE PEQUENA. Estudei no Sion e no semi-internato e lá jogávamos todos os dias na hora do almoço. Participamos de torneios no Brasil em nossa respectiva categoria. No ano passado trouxemos de Porto Alegre o título de Campeã Brasileira.
JOGAMOS TERÇAS E QUINTAS- FEIRAS e já fomos convidadas a jogar em vários países. A amizade que a gente tem é maravilhosa até jogamos cartas e fazemos vários programas e está amizade vai nos levar ao companheirismo na velhice.
TEMPO É PREFERÊNCIA por isso arranjei algumas horas para pintar e comecei desenhando com Paulo Dias. Dom todos têm, a meta é desenvolvê-lo, explorar o lado da sensibilidade. O que faço é o realismo e uso isso como uma terapia, esqueço a hora e a vida, viajo, me transporto, me desligo de tudo o que me rodeia.
EU SOU MÃEZONA no sentido de apreciar e incentivar meus filhos. Deixo que eles vivam as suas vidas e que curtam o que desejam. Eu não interfiro. Corujo de longe; Carla, Cristiane e Ildefonso de Camargo Melo Neto.
SER AVÓ É FANTÁSTICO porque é só mimos, a gente paparica, mas não tem a mesma responsabilidade de mãe. Adoro minhas duas netas e agora vem mais uma. Brincamos muito e quando vamos a fazenda ficam sempre comigo.
FELICIDADE É O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO é como nos sentimos em determinado momento porque a gente não é feliz nem infeliz sempre. Se naquele momento; você está feliz, alegre, contente, olha ao redor e tudo vai bem, isso é felicidade.
SOU CATÓLICA, acredito em Deus, numa força maior. Rezo, vou à missa, peço, sou praticante e acho que Deus está acima de tudo. Sinto-me privilegiada por tudo o que ele me deu e só tenho a agradecer. E isso o que faço diariamente.
ESPERO VIVER MUITO para aproveitar essa fase boa de minha vida, quero ter sempre muita saúde para continuar.
EU NUNCA ESQUECEREI o primeiro amor, o nascimento do primeiro filho, uma viagem ao Egito, e o nascimento de minha primeira neta.
TRADIÇÃO E CREDIBILIDADE são requisitos importantes porque nos dão uma identidade, um referencial.